Teatro em destaque no fim de semana
Celso Cordeiro Filho 09/05/2019 18:04 - Atualizado em 15/05/2019 20:23
O drama “O Segundo Armário” estreia hoje (10), às 20h, no Teatro de Bolso Procópio Ferreira e segue com apresentações amanhã (11) e domingo (12), sempre no mesmo horário. Com dramaturgia de Antonio de Medeiros a partir do livro “O Segundo Armário – Diário de Um Jovem Soropositivo”, a montagem narra a história de Gabriel de Souza Abreu (pseudônimo de Salvador Corrêa, autor da obra). Salvador Correa, autor do livro, é natural de Campos dos Goytacazes, e promoverá um bate-papo após a apresentação de amanhã (11), quando contará todo processo de criação do livro, após seu diagnóstico.
Tudo começa quando, em abril daquele ano de 2011, Gabriel (vivido pelo ator Hugo Caramello) recebe a notícia que mudaria a sua vida: o exame positivo para HIV-1. Contar para o namorado? Família? Como renascer das cinzas? A partir destas questões, o protagonista divide com o público seus momentos iniciais do diagnóstico e perpassa toda uma jornada em busca da auto-aceitação. A Cia Banquete Cultural, que há cinco anos traz aos palcos temas universais relevantes, aposta em uma encenação vigorosa, na qual os pensamentos e reflexões contidos no livro são expostos de maneira crua e poética a partir da direção de Jean Mendonça.
O Teatro Municipal Trianon apresenta hoje, às 20h, a biografia dramatizada “Luiz Gama: uma voz pela liberdade”. A peça estrelada por Deo Garcez e Nivia Helen, narra a história do jornalista, poeta e advogado abolicionista, que libertou mais de 500 escravos do cativeiro ilegal. Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). A venda é realizada na bilheteria e também pela internet.
Dirigido por Ricardo Torres, o espetáculo retrata a importância da história de Luiz Gama para o país, ao trazer à tona assuntos que refletem na atualidade. Idealizado pelo ator e roteirista Deo Garcez, a montagem busca mostrar a força de um Brasil que luta contra a desigualdade. A atriz Nivia Helen passeia por diferentes personagens como apresentadora e musa inspiradora, enquanto Luísa Mahin vive a mãe do abolicionista Luiz Gama.
— Trazemos um formato diferente, intitulado biografia dramatizada, que permite-nos apresentar a história de Luiz Gama e passear por alguns personagens escolhidos para contar esta história. Os temas abordados são muito atuais, o que instiga o público a discutir e participar do bate papo com os atores, proposto neste formato, após o espetáculo — afirma o diretor Ricardo Torres.
Espetáculo “Recomeço” volta ao Teatro Popular de Rio das Ostras hoje, às 19h. Na peça, jovem estudante, alcoólatra, vivencia um grande drama ao tentar se livrar do vício e de pessoas ligadas ao tráfico de drogas com quem se envolveu.
Oriunda de uma desestruturada família da classe média, Clara buscou refúgio na bebida para enfrentar os conflitos com os pais. A história dela repete a de muitos jovens que enfrentam o alcoolismo e outras dependências químicas e têm dificuldade para recomeçar as suas vidas. A peça, de forma dinâmica, explora o gênero dramático com o intuito de promover a reflexão sobre os motivos que conduzem os jovens para o caminho dos entorpecentes.
Além de artesanato, a superintendência de Trabalho e Renda vai realizar o Sarau “Mãe Só Tem Uma... Duas... Três...”, do poeta Paulo Moura, em homenagem ao Dia das Mães. O sarau do poeta Louco Da Letra chega com seu Circo na Lona para apresentar, em duas sessões, às 10h e às 16h, amanhã, no Jardim São Benedito dentro da programação especial da Feira & ETC (Economia, Trabalho e Cultura). Criada para oferecer à população produtos de diversos segmentos, incluindo opções de culinária e produtos da agricultura orgânica, além dos tradicionais artesanatos, a Feira & ETC tem se revelado excelente oportunidade para aumentar a renda pessoal dos setores envolvidos.
Neste final de semana (amanhã e domingo), especialmente em comemoração ao Dia das Mãe, a Cidade da Criança estará com o que há de mais bonito para se presentear e lembrar com muito carinho dessa data especial, além de muita diversão. São produtos feitos com muito amor e carinho pela Economia Solidária do município. Moda, Acessórios, Artesanato, Culinária, entre tantos outros.
O projeto “Viva Jardim São Benedito” está de volta e a primeira apresentação de 2019 será em homenagem às mães. Com o popular músico campista Dom Américo, um dos parques mais queridos e antigos da cidade se tornará palco para as famílias campistas celebrarem no domingo, o Dia das Mães, a partir das 11h. No repertório, canções do Rei Roberto Carlos.
No último ano, o “Viva Jardim São Benedito” foi inaugurado no Dia dos Pais como um reforço do símbolo do espaço como um ambiente para a família campista ter momentos de lazer e cultura. O projeto continua a ser realizado todo segundo domingo do mês, com artistas selecionados através de edital. Em 2018, se apresentaram Flávia Elle, Dani Soares, Julia Ferreira, França Motta, Reubes Pess e Mariana Soares. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS