A Honda anunciou ontem (8) que a linha 2020 do HR-V começa a chegar em junho à rede de concessionárias da marca. A grande novidade fica por conta da volta da versão Touring, que passará a contar com motor 1.5 turbo. A boa notícia é que o SUV será equipado com um propulsor quatro-cilindros com injeção direta da mesma família do Civic Touring, gerando ótimos 173 cv de potência e 22,4 mkgf de torque.
Só que ela vem acompanhada de duas outras informações não tão empolgantes. A primeira: diferentemente do Civic, o HR-V turbo não será flex, aceitando apenas gasolina. A segunda: o preço ficará em salgados R$ 139.900. De série, a versão turbinada trará como elementos externos exclusivos: faróis principais e de neblina em led; teto solar panorâmico; duas saídas de escape; logotipo “Turbo” na tampa do porta-malas. Por dentro, o acabamento receberá tom cinza a depender da cor da carroceria.
Outros itens de série exclusivos serão: chave com sensor para abertura das portas por aproximação; partida do motor por botão; limpadores de para-brisa automáticos; retrovisor interno antiofuscante; câmera de ponto cego no retrovisor externo direito. O motor 1.5 turbo virá acoplado à mesma caixa CVT do Civic, com simulação de sete marchas, porém recalibrada.
Segundo a Honda, o câmbio recebeu aprimoramentos no freio-motor aprimorado, maior velocidade de redução da relação, a fim de tornar as retomadas mais eficientes, e acelerador a plena carga com modulação mais progressiva.
Demais versões seguem com o propulsor 1.8 flex naturalmente aspirado de 140 cv com etanol, já conhecido desde o lançamento do HR-V no Brasil. Ele é gerenciado por um câmbio CVT menos moderno que o da versão Touring, embora também com simulação de sete marchas.
Nenhuma versão custa menos de R$ 94 mil, sendo que apenas uma fica abaixo da casa de seis dígitos. No caso, é a LX, R$ 94.400, que ganhou central multimídia de 5 polegadas e câmera de ré com três modos de visualização na linha 2020.
De resto, tal versão segue com equipamentos já existentes na linha 2019, como controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, luzes de frenagem de emergência, bancos com rebatimento modular, ar-condicionado manual, freio de estacionamento elétrico com função auto hold, controle de cruzeiro e faróis de neblina halógenos.
A intermediária EX, R$ 101.700, foi incrementada com central de sete polegadas (incluindo conectividade via Apple CarPlay e Android Auto) e sensores de estacionamento traseiros, além de incluir os já constantes ar digital, airbags laterais e aletas para trocas manuais das marchas atrás do volante. Já a EXL, R$ 111,900, passará a oferecer sensores de estacionamento dianteiros e grade frontal em preto brilhante.
Antes, já contava com bancos revestidos em couro, airbags de cortina, faróis com acendimento automáticos, central multimídia de 7 polegadas com navegador GPS e retrovisores externos com rebatimento elétrico e tilt down na peça direita. O HR-V 2020 será vendido nas cores: branca (sólida); prata, cinza e azul (metálicas); branca, preta e vermelha (perolizadas). (A.N.)