Pré-candidato a prefeito de SFI fecha aliança com Francimara
24/05/2019 14:01 - Atualizado em 24/05/2019 14:08
Tem mudança no tabuleiro político de São Francisco de Itabapoana. Candidato a deputado estadual em 2018, e com mais de 25% dos votos válidos do município, Renato Roxinho (PRTB) aparecia (aqui) como nome forte para entrar no páreo a prefeito em 2020. Contudo, ele anunciou nesta sexta-feira (24) que passa a fazer parte do grupo da prefeita Francimara Barbosa Lemos (PSB). Ela, aliás, já afirmou que vai buscar a reeleição no próximo ano.
— A independência que me levou a ser candidato me permitiu, também, ter um tempo para refletir sobre o caminho a ser seguido. A decisão tomada foi a de somar forças junto à atual administração municipal, representada pela prefeita Francimara. Passo, a partir de agora, a fazer parte desse projeto — afirmou Renato.
Suplente de vereador, ele não conseguiu uma cadeira na última legislatura pela idade. Na sua coligação, Kdemar Cordeiro, o Caboclo, e Renato Roxinho terminaram a eleição rigorosamente empatados: cada um somou 826 votos. À época, Caboclo tinha 79 anos, enquanto Renato, 38. O critério de desempate favorece ao mais velho, conforme a legislação eleitoral.
Renato é filho de Manoel Roxinho, que foi vereador, presidiu a Câmara e chegou a ser vice-prefeito de São João da Barra, quando o território que pertence a SFI era chamado do “sertão” de SJB.
Renato entra para o grupo de Francimara e vai assumir a secretaria municipal de Agricultura nos próximos dias. Existe a possibilidade, ainda, de ele ser o candidato a vice na chapa do próximo ano.
No páreo — Além de Francimara, agora são três os nomes de possíveis candidatos em 2020. O ex-vereador campista e ex-deputado estadual Papinha (PSL); o ex-vereador Marcelo Garcia (PSDB) e o ex-prefeito Pedrinho Cherene (MDB), que teve as contas de 2016 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), decisão confirmada pela Câmara. Cherene, por ora, está inelegível. Mas recorre e diz estar confiante em reverter a situação.  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]