PM morre após cair da ponte Brizola durante perseguição
Daniela Abreu e Matheus Berriel 30/04/2019 20:19 - Atualizado em 04/05/2019 10:48
  • PM morreu no HFM (Foto: Daniela Abreu)

    PM morreu no HFM (Foto: Daniela Abreu)

  • PM caiu da ponte durante perseguição (Foto: Matheus Berriel)

    PM caiu da ponte durante perseguição (Foto: Matheus Berriel)

  • PM caiu de ponte durante perseguição (Foto: Rodrigo Silveira)

    PM caiu de ponte durante perseguição (Foto: Rodrigo Silveira)

  • PM caiu de ponte durante perseguição (Foto: Rodrigo Silveira)

    PM caiu de ponte durante perseguição (Foto: Rodrigo Silveira)

  • PM caiu de ponte durante perseguição (Foto: Rodrigo Silveira)

    PM caiu de ponte durante perseguição (Foto: Rodrigo Silveira)

  • PM caiu de ponte durante perseguição (Foto: Rodrigo Silveira)

    PM caiu de ponte durante perseguição (Foto: Rodrigo Silveira)

O cabo PM Lucas Porto Pinheiro, 34 anos, que morreu após cair da ponte Leonel Brizola, no Centro, por volta das 20h desta terça-feira (30), durante perseguição com uma motopatrulha a dois suspeitos que estavam em uma motocicleta, está sendo velado na Primeira Igreja Batista, no Jardim Carioca. Conforme informação do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o sepultamento será no Cemitério Campo da Paz, às 17h. O trasnlado do corpo da igreja para o cemitério será às 16h.
De acordo com policiais militares, a moto em que o PM estava bateu na mureta da ponte, lançando o policial no vão entre as duas pistas. Ele estava na pista sentido Guarus, quando o acidente aconteceu. O militar caiu na área onde funcionam vários quiosques. Lucas estava há nove anos na corporação e, segundo policiais militares, em 2017 ele estaria com um PM que também se acidentou, durante uma perseguição na avenida Alberto Torres e ficou paraplégico.
Cabo PM Porto
Cabo PM Porto / Reprodução
A vítima foi socorrida por equipe do Corpo de Bombeiros e levada para o Hospital Ferreira Machado (HFM), mas não resistiu aos ferimentos. O acidente mobilizou diversas equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. A perícia também foi acionada para o local.
O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), coronel Rodrigo Ibiapina, esteve durante todo o tempo no HFM, em apoio aos familiares e às dezenas de policiais que estiveram em frente ao hospital, em busca de notícias do companheiro. O comandante não quis dar declarações.
A PM também não informou sobre a segunda motopatrulha que acompanhava o militar acidentado. Também não houve mais informações sobre a perseguição policial.
Peritos do Instituto Médico Legal (IML) estiveram no local e informaram que o trecho da queda tem cerca de 15 metros, mas que não seria possível calcular a altura da queda, porque o policial militar foi projetado. Eles acreditam que ele tenha batido com a cabeça na mureta oposta, quando o capacete teria se soltado.
Funcionários dos quiosques, que não quiseram se identificar, contaram que Lucas caiu em cima de um guarda corpo e, depois, a geladeira teria caído sobre ele. Ainda de acordo com eles, na queda, o militar atingiu o fio das câmeras de segurança.
Logo após o socorro do Corpo de Bombeiro, o local do acidente foi lavado pelos funcionários, o que pode ter comprometido parte da perícia.
Outros — Em setembro de 2017, um policial militar que também pilotava uma motopatrulha, ficou gravemente ferido em acidente, durante uma perseguição a suspeitos em um Fiat Idea. O condutor do veículo teria fechado a motopatrulha, ferindo gravemente o policial, que, na ocasião, era companheiro do cabo Porto.
Em março de 2016, o subtenente Wanderson dos Santos Ribeiro, à época com 39 anos, morreu em um acidente no cruzamento das ruas José Vasconcelos de Alvarenga e Jornalista Tariquino Pereira, no Parque Alvorada, em Guarus, durante uma perseguição a uma motocicleta. O policial chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no HFM.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS