Crise na educação provoca suspensão de aluguel de containers na UFF
Virna Alencar 30/04/2019 18:56 - Atualizado em 04/05/2019 10:48
O cenário de recessão econômica nacional que motivou o Ministério da Educação (MEC) a realizar bloqueio de verbas orçamentárias destinadas a universidades federais, já incide sob a Universidade Federal Fluminense (UFF), em Campos, que deve suspender o pagamento de containers que há dez anos é alugado para o desenvolvimento de atividades acadêmicas e administrativas da unidade. O assunto será colocado em pauta durante reunião entre o colegiado no auditório da unidade, na próxima quinta-feira (2), às 14h. Atualmente, são mais de três mil alunos matriculados na instituição, que tem orçamento anual de cerca de R$ 1,9 bilhão.
Segundo o diretor do campus UFF Campos, Roberto Cesar Rosendo, o plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), proposto pelo MEC, previu além do aumento do número de vagas em cursos, a construção de dois grandes prédios do novo campus da UFF, em Campos, na avenida 15 de Novembro, próximo à ponte de ferro. No entanto, a crise nacional paralisou as obras há anos e como medida provisória os containers passaram a serem alugados. São dois blocos de containers, entre salas e laboratórios, além de um terceiro bloco onde funciona a parte administrativa. Os valores pagos mensalmente pelo aluguel dos containers não foram revelados pelo diretor.
“Hoje, estamos diante de uma situação delicada em função de algo que deveria ser provisório e acabou ficando permanente. Estamos com dificuldade no pagamento das mensalidades desses containers que representam, atualmente, cerca de dois terços da infraestrutura necessária para mantermos nossos alunos nas atividades docentes. Isso porque ao passo do aumento da demanda não se previu a expansão da infraestrutura neste campus. Mediante aos ajustes orçamentários algumas medidas estão sendo adotadas, entre elas, a suspensão do pagamento destes alugueis. O assunto será colocado em pauta durante reunião com o colegiado, já que atinge diretamente a atividade acadêmica de nossos alunos”, disse o diretor ressaltando que, atualmente, a instituição oferece nove cursos de graduação, seis cursos de bacharelado e três de licenciatura.
Hoje, foi divulgada uma nota oficial da UFF à comunidade sobre corte de verbas do orçamento, que prevê o bloqueio de 30% dos recursos disponíveis para manutenção das atividades, como bolsas e auxílios a estudantes, energia, água, luz, obras de manutenção, pagamento de serviços terceirizados de limpeza, segurança, entre outros.
“A UFF é hoje uma das maiores, mais diversificadas e pujantes universidades do país, prezando pela excelência em todas as áreas do conhecimento. A qualidade da UFF é atestada pela pontuação máxima (5) no conceito institucional de avaliação do MEC e temos o maior número de alunos matriculados na graduação entre todas as universidades federais. Além disso, a UFF é a 16ª colocada no ranking RUF, entre quase 200 universidades. Faremos todo o esforço institucional ao nosso alcance para demonstrar ao Ministério da Educação a necessidade de reversão dos cortes anunciados”, disse a nota.
A Folha da Manhã entrou em contato com o Ministério da Educação e aguarda respostas.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS