Ponto biométrico: economia na folha e novos concursos
Catarine Barreto 16/04/2019 10:48 - Atualizado em 18/04/2019 19:00
André Oliveira em entrevista na Radio Folha FM
André Oliveira em entrevista na Radio Folha FM / Isaías Fernandes
“Ninguém faz concurso para terceirizar sua vaga”. Esse ponto foi abordado pelo secretário municipal de Gestão Pública, André Oliveira, ao falar sobre a implantação do ponto biométrico para os servidores de Campos, cujo cadastramento começou na semana passada e segue até o dia 17 de julho. Segundo ele, se houver uma diminuição no número de funcionários, além de soluções paliativas, novos concursos públicos serão realizados. O assunto foi pauta de entrevista no programa Folha no Ar, na rádio Folha FM 98,3, na manhã desta terça-feira (16).
— Caso haja, de uma hora para outra, excesso de exonerações, a gente trabalha, tanto para fazer uma recomposição temporária dos servidores, como também planejar, lá na frente, novos concursos públicos. Não tenho dúvidas de que vamos precisar, até o final deste governo, fazer concurso público, tanto para a Educação, como para outras áreas — acrescentou o secretário.
Até o momento, de acordo com o secretário, 3.200 servidores realizaram o cadastro. No portal oficial da Prefeitura, ao abrir o site, os servidores podem acessar um atalho para tirar todas as dúvidas de como realizar o cadastro no ponto biométrico. André citou o exemplo de Macaé, que utiliza, desde 2015, o ponto biométrico. Lá, após a instalação, 500 pedidos de exoneração foram feitos, sendo 300 apenas de médicos.
— Acreditamos que, em seis meses, vamos estar operando só com o ponto biométrico. Isso nos ajudará a economizar, pelo menos, uns 5% da folha de ponto. Nós visitamos alguns municípios e um deles foi Macaé. Na realidade de Macaé, 60% dos servidores não moravam na cidade e aqui em Campos, são uns 30%. Ou seja, lá, as pessoas moravam no Rio, Vitória e não iam trabalhar. Aqui em Campos, se houver um percentual desse tamanho, cerca de R$ 2 milhões serão economizados na folha de pagamento. Isso moraliza, mostra transparência. Ninguém faz um concurso para terceirizar sua vaga, passar para outra pessoa, que nem servidora é, fazer seu trabalho. Sou servidor público há 20 anos e nós temos que cumprir nossos deveres — ressaltou o secretário.
Outro ponto destacado foi o reajuste do servidor municipal de Campos. “Recebemos ofício sobre algumas reivindicações do Sindicato dos Servidores Públicos e o prefeito Rafael Diniz vai se reunir com a direção do sindicato para definir isso. Daí, creio eu que, no mais tardar na semana que vem, nós podemos dar uma reposta sobre isso. Estamos em conversa ainda”, concluiu o secretário de Gestão Pública.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS