Para aquecer o setor agrícola da região
Paulo Renato do Porto 20/03/2019 21:01 - Atualizado em 22/03/2019 14:16
A agricultura familiar de Campos alimenta expectativa de um importante salto de desenvolvimento com instalação de um polo da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para fornecimento de produtos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Nesta quarta-feira, o superintendente regional do órgão do Ministério da Agricultura, Sebastião Pereira Gomes, esteve no auditório da Prefeitura, onde foi assinado um acordo de cooperação entre a Companhia e o Consórcio Público Intermunicipal do Norte Noroeste Fluminense (Cidennf), presidido pelo prefeito Rafael Diniz (PPS).
Antes, os produtores ouviram explicações sobre a operacionalização não apenas do PAA, mas do Programa de Vendas em Balcão (ProVB), que atende a pequenos criadores de animais com a venda do milho para a ração de pequenos plantéis
Uma equipe da Conab e da Codemca (Companhia de Desenvolvimento de Campos) tem prazo até o dia 11 de abril para visitar algumas áreas e avaliar prédios ou galpões ociosos onde poderia ser instalado o polo.
— Trazer a Conab é um pleito antigo da nossa agricultura familiar. É a grande chance de termos um canal seguro de comercialização da produção — disse o presidente da Codemca, Vinícius Viana.
Sebastião disse que os recursos orçamentários para o PAA no Estado tem registrado queda e pediu que a comunidade acionasse lideranças políticas para a liberação de recursos para o setor.
— Em 2011, eram R$ 5,9 milhões. Em 2018, caiu para R$ 647 mil. O que precisa ser feito é acionarmos os deputados que representam a região para que esses recursos sejam liberados, inclusive com emendas — sugeriu.
Nesta quinta-feira, a equipe fará uma visita a alguns galpões disponíveis para verificar se as estruturas atendem as exigências mínimas estabelecidas para o funcionamento de unidades. “Até porque essa região é responsável por 70% das aquisições de milho pelo programa no Estado”, frisou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS