Oportunidades para o pequeno agricultor
19/03/2019 22:40 - Atualizado em 22/03/2019 14:12
Folha da Manhã
Os médios e pequenos produtores rurais dos municípios da região terão nesta quarta-feira a oportunidade de conhecer algumas políticas do governo federal, como normas e procedimentos para participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Balcão de Grãos, no auditório da Prefeitura de Campos, a partir de 14 horas. A iniciativa é do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense, (CIDENNF), que envolve prefeitos, secretários e técnicos das prefeituras de vários municípios. O evento contará com o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Estado, Sebastião Pereira Gomes.
Operacionalizado pela Conab, o PAA tem como finalidade dar apoio à agricultura familiar por meio da aquisição de alimentos cultivados pelos pequenos agricultores. Os produtos adquiridos são destinados ao abastecimento da rede socioassistencial, da rede pública de ensino e saúde, e de equipamentos de alimentação, nutrição e segurança pública.
O encontro tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre os critérios exigidos no Programa com as associações e cooperativas de produtores,
— Será uma oportunidade que os agricultores terão de receber as orientações para participar no PAA. A ideia é promover o fortalecimento da agricultura familiar e também a garantia de alimentos às famílias em situação de insegurança nutricional na região, uma vez que nessa modalidade é prevista a doação de todos os itens produzidos — esclarece Sebastião.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Leonardo Castro de Abreu, considerou necessário apostar na agricultura como vocação de Campos e região.
— Acredito no crescimento da agricultura da região, que sempre teve forte vocação agrícola. Mas que precisa se modernizar, principalmente porque temos as universidades, como Uenf, que estão pesquisando para melhorar a produção e combater pragas. Não podemos perder essa oportunidade — afirmou.
Criado em 2018, o CIDENNF é uma ferramenta que possibilita o fortalecimento dos municípios, que passam a atuar de forma integrada na busca de investimentos, recursos e execução de ações e serviços públicos de interesse comum, nas áreas como: Mobilidade, Infraestrutura, Meio Ambiente, Saúde, Turismo, Desenvolvimento, Educação e Segurança, objetivando o desenvolvimento de forma sustentável e eficiente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS