Manifestantes e forças de segurança entram em confronto na Venezuela
23/02/2019 14:35 - Atualizado em 08/03/2019 16:51
Manifestantes protestam na manhã deste sábado (23) contra policiais na cidade de Ureña, na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia. Eles incendiaram um ônibus e atiraram pedras contra forças de segurança, que revidaram com gás lacrimogêneo. Segundo a agência de notícias EFE, há cerca de 20 feridos. O protesto ocorre após o fechamento da fronteira entre os dois países pelo governo venezuelano.
A agência de migração colombiana informou que quatro membros da Guarda Nacional Bolivariana desertaram neste sábado na fronteira entre os dois países e pediram proteção à Colômbia na cidade de Cúcuta. Imagens que circulam em redes sociais mostram homens de farda deixando veículos militares no lado venezuelano e pulando as grades em direção à Colômbia.
"Três membros da guarda venezuelana acabam de desertar a ditadura de Nicolás Maduro na Ponte Internacional Simón Bolívar e pediram ajuda à imigração da Colômbia", afirmou a agência em nota. O órgão também relatou que um sargento venezuelano desertou as forças de segurança ligadas a Maduro na ponte Francisco de Paula Santander, que liga o estado venezuelano de Táchira com o colombiano Norte de Santander.
Mais ao sul da fronteira, na Ponte internacional Simón Bolívar, um tenente e outros dois sargentos também se entregaram, de acordo com a agência de notícias EFE.
O líder opositor Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino, comemorou que militares na fronteira com a Colômbia estejam se unindo a sua "luta" e queiram facilitar o ingresso de ajuda humanitária à Venezuela.
Durante as deserções, o veículo militar usado por membros da Guarda Nacional Bolivariana rompeu as barricadas instaladas pelo governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro e atropelou duas pessoas, que ficaram feridas.
O governo venezuelano afirmou que o veículo militar foi tomado por "terroristas" aliados à oposição e às autoridades colombianas. Segundo a Telesur, televisão ligada ao governo de Maduro, os veículos investiram contra a barreira de segurança policial instalada na ponte Simón Bolívar, do lado venezuelano da fronteira.
Ajuda humanitária
O primeiro caminhão com ajuda humanitária brasileira chegou a Pacaraima, na fronteira brasileira com a Venezuela. Além dele, mais um caminhão partiu de Boa Vista (RR) na manhã deste sábado (23), mas teve um pneu furado durante o trajeto e deve chegar em seguida. Há, ainda, outros dez caminhões com comida, itens de higiene pessoal e medicamentos aguardando na cidade de Cúcuta, na Colômbia, para cruzar a fronteira com a Venezuela.
A oposição marcou para este sábado o dia 'D' para recebimento de doações de outros países, mas esse apoio é rejeitado pelo presidente venezuelano.
Também houve embates entre líderes indígenas e militares venezuelanos na manhã desta sexta (22) em Kumarakapay, na Venezuela, a cerca de 80km da fronteira com o Brasil. Segundo informações dadas por líderes indígenas e parentes de vítimas à agência de notícias Reuters, uma pessoa morreu e outras ficaram feridas.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS