Projeto de leitura facial e de placas de veículos passa no primeiro teste
- Atualizado em 08/03/2019 16:05
Divulgação
O projeto piloto de videomonitoramento, posto em prática durante o Carnaval em Copacabana, passou em seu primeiro teste. Resultado de uma parceira entre a secretaria de Estado de Polícia Militar e a empresa Oi, com a colaboração da Polícia Civil e do Detran, o sistema de leitura facial e de placa de veículos demonstrou que funciona com alto grau de precisão e que pode ser aplicado como ferramenta tecnológica na área de segurança pública.
De 1° a 6 de março, 28 câmeras foram instaladas em pontos estratégicos de Copacabana. As imagens geradas pelas câmeras foram transmitidas em tempo real para uma sala de monitoramento no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), operada por policiais militares e civis. As câmeras possibilitaram a captura de quatro criminosos com mandados de prisão em aberto, a apreensão de um adolescente que deveria estar cumprindo medida socioeducativa e a recuperação de um veículo roubado.
Assim como havia sido planejado, o software da Oi só congelou a imagem e acionou o alarme quando as câmeras capturaram a fisionomia de pessoas procuradas pela Justiça ou a placa de veículo roubado, tendo com base os bancos de dados da Polícia Civil e do Detran.
Durante o próximo fim de semana, o projeto piloto de leitura facial e de placa de veículos passará por mais testes. A partir desses dois testes, será produzido um relatório de avaliação, que subsidiará de informações os gestores de segurança pública do estado para uma decisão final sobre a viabilidade da implantação do sistema em escala. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS