Isecensa terá curso de direito a partir desta quinta-feira
Victor Azevedo 04/02/2019 21:18 - Atualizado em 05/02/2019 18:07
Com uma proposta inovadora e diferenciada, o Isecensa inicia na próxima quinta-feira,7, as aulas da primeira turma de graduação em Direito. O foco do novo curso é a exploração das potencialidades da região na área em relação ao Porto do Açu, ao petróleo e ao comércio exterior. O coordenador geral do curso é advogado tributarista campista Carlos Alexandre de Azevedo Campos, que por três anos foi assessor do Ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Melo e é professor concursado da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
A portaria do Ministério da Educação (MEC) autorizando a graduação em Direito no Isecensa foi publicada no final do ano passado. Desde então, segundo Carlos Alexandre, o curso foi pensado originalmente para ser diferenciado em vários aspectos.
— O primeiro aspecto é contextualizar a grade curricular com as demandas próprias do nosso mercado. Teremos disciplinas como obrigatórias voltadas exclusivamente para o mercado novo que a gente tem aí. Petróleo e Gás, Portuário e Marítimo, Contratos Internacionais e Teoria Geral da Empresa. Estamos formando uma turma forte no que se refere à advocacia empresarial e setorial. Isso sem abandonar as disciplinas clássicas e a visão humanista própria do Isecensa. Foi uma grade muito elogiada pelo MEC tanto por ser contemporânea, como sendo voltada para esse contexto econômico local — ressaltou.
Uma exclusividade do curso do Isecensa será a disciplina “Aprendendo a trabalhar com precedentes”, que visa debater com os alunos grandes decisões da justiça brasileira. Para Carlos Alexandre, a estrutura do Isecensa favorece o aprendizado dos alunos. “Outro diferencial que a gente pode oferecer é a estrutura tanto administrativa quando pedagógica que o Isecensa tem. É uma instituição com uma estrutura moderna interna que atende verdadeiramente ao aluno. Na estrutura pedagógica, são salas super bem montadas. Uma biblioteca tanto física como virtual, que pode ser acessada dentro da faculdade ou remotamente na sua casa. Temos salas de audiências e para simular júri. Também está dentro da programação o aluno se tornar responsável por realizar três seminários anuais, sendo um de caráter internacional, que pode ser chamada de congresso internacional, outro mais local e outro regional interdisciplinar”, ressaltou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS