Se Cuide na Folia!
- Atualizado em 28/02/2019 08:02
googlesearch
Às vésperas do feriado nacional mais aguardado pela população em geral, onde largos volumes de cerveja, vodka, etc, são consumidos, seguem algumas dicas simples para aproveitar a folia sem percalços de saúde:
_O álcool é diurético, pois inibe um hormônio que retém água (Hormônio Antidiurético). Dessa forma, durante o consumo de álcool a pressão arterial tende a cair. Por isso é importante que não se beba de estômago completamente vazio. E beba água durante o consumo etílico!  
Quando paramos de beber e vamos para o período do sono, o efeito diurético do álcool cessa e retemos água em mecanismo de rebote; a pressão arterial tende a subir e a ocorrer inchaço das extremidades (pés inchados, mãos inchadas, cefaléia pulsante...aquela dor de cabeça que acompanha os batimentos cardíacos).
Nesse contexto sugiro o uso de diuréticos naturais ao acordar; chás de cavalinha, sabugueiro, alcachofra, etc. e muita limonada aguada, refresco de maracujá, abacaxi...
Outra questão importante: o fígado consome mais vitaminas do complexo B e vit. C para metabolizar o álcool, dessa forma o uso de polivitamínicos de complexo B e C tem o seu lugar durante o descanso da folia.
Sabemos que é difícil, mas tentemos usar alimentos mais leves, como carnes brancas, frutas, hortaliças e verduras. 
E outra dica importante aos etilistas de plantão: extrato de Cardo-mariano (encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias) é um bom protetor hepático natural e reduz em muito a famosa e temida ressaca. 
Bom Carnaval !!!
Se beber não dirija e observe a sua pressão arterial!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]