SFI e SJB com projetos para o verão
15/01/2019 19:30 - Atualizado em 21/01/2019 16:20
Desde que foi lançado em dezembro, o projeto “Praia Limpa” instalou 80 lixeiras em todo litoral de São Francisco de Itabapoana (SFI). Além desses equipamentos, as praias também receberam placas de sinalização e conscientização. Em São João da Barra, a Prefeitura trabalha com a operação “Orla Segura”.
O projeto se deu através de uma parceria entre alguns órgãos da municipalidade. Enquanto a secretaria de Educação e Cultura (Smec) foi a responsável pela confecção do material, as secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) e de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos conduziram a instalação.
A prefeita Francimara Barbosa Lemos (PSB) destaca que “objetivo é conscientizar moradores e visitantes acerca da necessidade em manter o litoral limpo, evitando assim a propagação de doenças e a degradação do meio ambiente”.
De acordo com o diretor do Departamento de Cultura da Smec, Paulo Roberto Cunha, apesar do esforço da Prefeitura, muita pessoas ainda têm o hábito de jogar lixo na orla. “Tanto os comerciantes como os frequentadores das praias devem ter a consciência de usar o recurso natural sem poluir e, para isso, devem cuidar dos resíduos poluentes. Só assim encontraremos nossas praias limpas e agradáveis e teremos ainda mais vontade de voltar”, pontuou.
SJB - A operação Orla Segura, que visa o ordenamento de toda a faixa litorânea de São João da Barra durante a alta temporada, se estenderá até 10 de março de 2019.
Com abrangência do Pontal de Atafona ao Açu, a operação envolverá serviços de salvamento aquático; proibição do trânsito de veículos na faixa de areia, com medidas preventivas, coercitivas, sanções administrativas e penais; controle dos ambulantes na orla; bloqueio físico nas possíveis entradas de veículos identificadas na faixa de areia e colocação de placas educativas; panfletagem e palestras de educação e sensibilização ambiental; soltura de tartarugas marinhas em parceria com o Porto do Açu e o projeto Tamar.
O papel da secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, de acordo com a secretária Joice Pedra, é promover a sensibilização ambiental junto à população, através de ações educativas que atendem à legislação ambiental vigente, o zoneamento de usos e atividades na zona costeira, dando prioridade a conservação e proteção dos ecossistemas e o respeito a todas as formas de vida. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS