Agora, sim, Americano na elite
19/01/2019 19:42 - Atualizado em 21/01/2019 14:54
  • João Carlos Ângelo, técnico da Portuguesa

    João Carlos Ângelo, técnico da Portuguesa

  • Josué Teixeira, técnico do Americano

    Josué Teixeira, técnico do Americano

Apesar de a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) considerar a seletiva como primeira fase da Série A do Campeonato Estadual, só agora o torcedor do Americano não sente mais receio ao dizer que, sete anos após a queda, está de volta à primeira divisão. Prova disso foi a carreata realizada na última quinta-feira (17), na região central de Campos. A estreia na Taça Guanabara será neste domingo (20), às 16h30, contra a Portuguesa, no estádio de Moça Bonita, em Bangu. O confronto é válido pelo Grupo B.
Segundo colocado na fase preliminar, com três vitórias, um empate e só uma derrota, o Americano aposta no entrosamento de seus jogadores para se firmar na elite do Estadual. E começar vencendo é extremamente importante, tendo em vista que os próximos adversários serão Fluminense e Vasco. Principal responsável pela ascensão alvinegra, o técnico Josué Teixeira não esconde que o objetivo inicial é de ficar entre os 10 primeiros colocados, para não precisar disputar a seletiva em 2020:
— Ritmo de competição neste início de segunda fase é muito importante, ainda mais pegando os grandes na segunda e terceira rodadas. O grande objetivo do clube é a permanência, o plus virá por aquilo que realizarmos positivamente — disse Josué Teixeira ao site da FFERJ.
A escalação oficial não foi divulgada, mas é provável que o Americano comece jogando com Luiz Henrique; Léo Rosa, Gabriel, Espinho e Rafinha; Abuda, Júnior Santos, Vandinho, Gustavo Tonoli e Sanderson; Di Maria. Uma das dúvidas está no meio-campo, com Neto podendo ganhar a titularidade. No ataque, Dedé é dúvida e, se for relacionado, deve começar no banco, pois está voltando de lesão. Admilton, Flamel, Romário e Marcos Paulo são desfalques confirmados.
Do outro lado, estará um velho conhecido do Cano. O treinador da Portuguesa é João Carlos Ângelo, que tem grande identificação com o clube campista, onde trabalhou por três anos em diferentes passagens.
— Primeiro, fico feliz pelo Americano ter retornado à primeira divisão. É um clube que já merecia, vinha lutando por isso. É um sentimento diferente, pois agora a gente está do outro lado. Como profissional, vou dar o meu melhor para que a gente possa fazer um bom jogo. É uma situação bem diferente. Mas, vai ser um bom jogo, acredito eu, por aquilo que o Americano vem trabalhando, produzindo, e a gente também está com uma expectativa de fazer um bom jogo — disse João Carlos
A escalação da Lusa, bicampeã da Copa Rubro-Verde, só será definida neste domingo. 
Goyta de novo na luta contra rebaixamento
Pelo segundo ano consecutivo, o Goytacaz será obrigado a lutar para não cair no Estadual. Lanterna da seletiva, com apenas um ponto somado, o Alvianil da rua do Gás iniciará nesta segunda (21) sua caminhada no Grupo X. O adversário será o Nova Iguaçu, às 19h, no estádio Ary de Oliveira e Souza, em Campos.
Para evitar o rebaixamento, o Goyta espera contar com o apoio de sua apaixonada torcida, apesar de toda a insatisfação já demonstrada com o desempenho do time. A diretoria alvianil colocou os ingressos à venda com preços promocionais. As 700 primeiras entradas custam apenas R$ 10. Ainda não foi divulgada parcial de vendas.
Empate sem gols — Abrindo o Grupo X, America e Macaé se enfrentaram na tarde desse sábado (19), no estádio de Los Larios, em Xerém, distrito de Duque de Caxias. O empate por 0 a 0 fez cada time somar apenas um ponto, ocupando provisoriamente as duas primeiras colocações. Caso haja vitorioso no confronto desta segunda-feira, este será o líder isolado da chave da morte.
O regulamento do Grupo X prevê seis rodadas, disputadas em turno e returno. Os dois primeiros colocados estarão garantidos na seletiva do próximo ano, enquanto os dois últimos cairão para a Série B1.
Campeão na Flórida, elenco do Fla inicia temporada querendo mais; Fogo vai em busca do bicampeonato do Rio
Campeão na Flórida, elenco do Fla inicia temporada querendo mais; Fogo vai em busca do bicampeonato do Rio / Alexandre Vidal/Flamengo
Flamengo e Botafogo jogam neste domingo
Neste domingo (20), começa oficialmente a temporada para Flamengo e Botafogo. O Rubro-Negro vai enfrentar o Bangu às 17h, no Maracanã, enquanto o Botafogo terá pela frente a Cabofriense, às 19h, no estádio Cláudio Moacyr, em Macaé. Ambos os jogos são válidos pelo Grupo C da Taça Guanabara.
Clube que fez o maior investimento na janela de contratações, o Flamengo entra em 2019 com a obrigação de transformar a expectativa da torcida em títulos. Começou bem na pré-temporada, sendo campeão invicto da Copa da Flórida. Mas, os adeptos rubro-negros esperam muito mais. Apesar de ainda não jogarem, o meia Arrascaeta e o atacante Gabigol serão apresentados à torcida antes de a bola rolar. Mais de 30 mil ingressos foram vendidos antecipadamente. A provável escalação do Fla tem Diego Alves; Pará, Rhodolfo, Rodrigo Caio e Renê; Cuéllar, Willian Arão e Diego; Éverton Ribeiro, Vitinho e Uribe.
Atual campeão estadual, o Botafogo estreará sem Leo Valencia, lesionado; Joel Carli, com dores musculares; e Rodrigo Pimpão, que teve uma virose durante a semana. O técnico Zé Ricardo deve escalar o time para enfrentar a Cabofriense com Gatito Fernández; Marcinho, Marcelo Benevenuto, Helerson e Gilson; Jean, Wenderson e João Paulo; Luiz Fernando, Leandro Carvalho e Kieza.
Sábado — Pelo Grupo B, Vasco e Fluminense estrearam no primeiro turno enfrentando Madureira e Volta Redonda, respectivamente. Os jogos não haviam terminado até o fechamento desta edição. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS