Witzel anuncia os nomes de mais sete secretários para Governo do Estado
13/11/2018 14:17 - Atualizado em 13/11/2018 15:10
O governador eleito Wilson Witzel (PSC) anunciou nesta terça-feira (13) os nomes de mais sete secretários que irão atuar na sua gestão. Entre as propostas feitas durante a campanha eleitoral, o ex-juiz federal confirmou a extinção da pasta de Segurança Pública. Com isso, os chefes das polícias Militar e Civil ganham status de secretários de Estado.
A secretaria da Casa Civil será transformada em secretaria de Estado de Governança, cujo secretário será o atual coordenador-geral da transição, José Luís Cardoso Zamith; a pasta do Trabalho e Renda passa a se chamar secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, e será comandada pelo advogado Lucas Tristão; as polícias Civil e Militar terão como titulares, respectivamente, o delegado Marcus Vinícius Braga e o coronel Rogério Figueiredo de Lacerda; já a secretaria de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros continuarão sob o comando do coronel Roberto Robadey Junior. Além destes, também foram confirmados os nomes dos futuros Controlador-Geral do Estado, que será o delegado da Polícia Federal Bernardo Cunha Barbosa, e do Procurador-Geral do Estado, o advogado e atual integrante dos quadros da PGE Marcelo Lopes da Silva.
Segundo o Witzel, na nova estrutura, a secretaria de Governança terá como principal finalidade assistir o governador na coordenação institucional e administrativa, nos atos de gestão do Poder Executivo e nas relações com a sociedade, agremiações políticas e demais poderes, além de planejamento, gestão e inovação institucional do futuro governo. O secretário da pasta assume ainda a função de fazer a gestão de alto desempenho dos planos, programas e projetos de Governo, integrados. A orientação, de acordo com a assessoria do governador eleito, é para obter resultados para o cidadão, com inovação, transparência e inclusão, além da valorização dos servidores.
Ainda de acordo com a nota oficial enviada por Witzel, a secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda deverá promover a busca de políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda por meio dos seguintes eixos: empreendedorismo; qualificação e requalificação, incluindo o primeiro emprego. A secretaria atuará também, segundo o texto, no desenvolvimento econômico sustentável e na melhoria dos ambientes de negócios, no fortalecimento das cadeias produtivas, nas parcerias com investidores e na redução da burocracia estatal.
No novo desenho, as operações Lei Seca e Rio Presente passarão para a gestão da Secretaria de Polícia Militar. Já a operação Barreira Fiscal ficará a cargo da Secretaria de Fazenda, cujo secretário ainda será anunciado. E Procon e Detran ficarão dentro da estrutura da futura Secretaria de Governança.
Com o anúncio desta terça-feira, são 11 os novos titulares de órgãos do futuro Governo. O governador eleito Wilson Witzel já havia divulgado os nomes dos secretários de Governo (Gutemberg de Paula Fonseca), de Turismo (Otavio Leite), do diretor-presidente do Rio Previdência (Sérgio Aureliano) e do diretor do Procon (Cássio Coelho).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Aldir Sales

    [email protected]