Morre o ex-presidente da Acic Amaro Ribeiro Gomes
Jane Ribeiro 12/11/2018 12:11 - Atualizado em 16/11/2018 16:24
Amaro Ribeiro Gomes
Amaro Ribeiro Gomes / Rodrigo Silveira
O ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) Amaro Ribeiro Gomes, 83 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (12), no Hospital Dr. Beda. Amaro, que lutava há dois anos contra um câncer na bexiga, estava em casa quando passou mal. Ele foi socorrido por volta das 7h30. O empresário deixou a esposa, a advogada Elza Landim; três filhos, Elizabeth, Heloísa e Frederico Landim; e cinco netos. O corpo foi velado na capela do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Censa) e sepultado às 17h, no cemitério do Caju.
Além de presidir a Acic, de 2008 a 2012 e de 2014 a 2016, Amaro foi professor de educação física no Censa e Liceu de Humanidades de Campos (LHC) e gerente regional do Sebrae. Ele tinha formação, ainda, em Direito e Administração de Empresas.
Familiares, amigos e empresários de Campos foram prestar a última homenagem ao ex-presidente da Acic.
— É com muita tristeza que recebi a informação da morte do ex-presidente da Acic Amaro Ribeiro Gomes, que, por três mandatos, presidiu a centenária associação. Como gestor, fez da associação uma grande entidade, lutando por causas nobres. Tive o privilégio de tê-lo na minha posse em agosto — destacou o presidente da Acic, o empresário Leonardo Castro de Abreu.
O presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin, também lamentou “a perda do professor de educação física Amaro Ribeiro Gomes, que viveu e respirou o esporte, ensinando, com amor e carinho, a essência do esporte à sua família e a todos os campistas”.
O prefeito Rafael Diniz esteve no velório e falou sobre o empresário. “O senhor Amaro vai fazer muita falta. Era uma pessoa muito querida e contribuiu muito para a construção da nossa cidade. Ele foi um exemplo para todos nós”, disse.
O empresário Ivanildo Cordeiro também foi se despedir do amigo. “Tinha um conhecimento com Amaro desde muitos anos e sempre estávamos juntos, com muita fidelidade. Ele deixa uma lacuna muito grande”.
A diretora do Censa, irmã Suraya Chalub, durante a missa, prestou uma homenagem ao empresário. “Amaro foi o homem do esporte, da alegria dos bons empreendimentos. Faço questão de comemorar a vida dele. Somos amigos de longa data. Como o rio se lança no mar, Amaro rompeu as cordilheiras do tempo, espaço e da vida. Uma figura impar que vai fazer muita falta”, declarou ela.
Amaro Ribeiro Gomes também foi gerente regional do Sebrae, e o atual superintendente, Gilberto Soares, comentou sobre o trabalho dele. “Amaro foi uma pessoa primordial no processo da disseminação da cultura empreendedora no município de Campos. Foi com ele que o Sebrae começou a desenvolver suas atividades na cidade. Sempre foi uma pessoa de visão e muito empreendedora. O Sebrae e os empreendedores de Campos devem muito a ele”.
O presidente da Carjopa, Luís Carlos Chicre, também foi dar o último adeus ao amigo. “Amaro era a pessoa que mais brigou pelo desenvolvimento de Campos. Vai fazer falta por ter sido um exemplo como chefe de família e amigo”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS