Hepatite Tóxica com Chá Verde
11/11/2018 09:57 - Atualizado em 11/11/2018 11:14
O BBC News trouxe em outubro deste ano, uma reportagem estarrecedora: o relato de um caso de hepatite tóxica pelo uso de chá verde em cápsulas!
Jim McCants era um homem de meia idade saudável e, para auxiliar na redução de peso corporal, passou a fazer o uso regular de chá verde em cápsulas.
Após alguns meses de uso contínuo do suplemento fitoterápico, Jim se viu chocado com o comentário de sua esposa:
_Jim, seus olhos estão amarelos!
Na investigação do quadro, os médicos do Hospital Geral de Dallas, Texas, descartaram o álcool, uma vez que Jim o consumia muito moderadamente. Os medicamentos também foram descartados.
Quando questionado sobre suplementos sem receita, chegou-se à conclusão que o chá verde em cápsulas era o mais provável causador do quadro.
Após vários exames, veio a notícia: "_Jim você necessita de um transplante de fígado com urgência."
Para a boa sorte de Jim McCants logo surgiu um doador e o texano de 52 anos, vive bem com a sua família atualmente.
Segundo o professor Herbert Bonkovsky, diretor de Hepatologia da Escola de Medicina da Universidade Wake Forest, na Carolina do Norte, que acompanha lesões relacionadas a suplementos de chá verde há quase 20 anos, os prováveis causadores das lesões seriam as epigalo-catequinas-6-galato (EGCG). 
Essas substâncias são da classe das catequinas. Substâncias com potencial antioxidante e, que deveriam promover benefícios à saúde. 
No entanto, o uso exagerado de suplementos fitoterápicos em extratos concentrados, pode promover uma ingestão absurda desses compostos, dentre vários outros presentes no chá verde. 
Outro grande problema é o seu uso em jejum. Onde a taxa de absorção de substâncias com efeito farmacológico aumenta muito.
Segundo estudos recentes da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA, na sigla em inglês), as catequinas encontradas em bebidas a base de chá verde são "geralmente seguras"contudo, a ingestão de concentrados com doses acima de 800 mg torna-se arriscada. 
Claro que há fatores genéticos e ambientais que alteram a tolerância de cada um a qualquer substância, mas fica o alerta.
Principalmente para aqueles que acreditam que "se é natural, não faz mal."

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]