Witzel anuncia primeiros nomes
09/11/2018 21:07 - Atualizado em 12/11/2018 18:22
O governador eleito do Rio, Wilson Witzel (PSC), iniciou, ontem, em coletiva de imprensa transmitida pelas redes sociais, o anúncio dos nomes de seu secretariado. O primeiro foi o deputado federal não reeleito Otávio Leite (PDB), para a pasta de Turismo. Em seguida, Witzel anunciou o ex-árbitro de futebol Gutemberg Fonseca para secretário de Governo. Funcionário do Tribunal de Justiça (TJ) e bacharel em Direito, Cássio Coelho será o diretor do Procon. Também estiveram presentes deputados que irão compor a base governista na Assembleia Legislativa (Alerj). Entre eles, Rodrigo Amorim (PSL), um dos que quebraram a placa em homenagem à vereadora Marielle Franco (Psol), assassinada em março último.
Para uma das pastas mais importantes – a Fazenda e Planejamento – ainda não há definição. Questionado pelos repórteres, Witzel disse que está avaliando currículos para a cadeira. O governador eleito falou que vai anunciar o procurador-geral do estado na próxima semana e analisar com ele medidas sobre possíveis ressarcimentos ao estado de prejuízos de esquemas revelados em operações como a Furna da Onça.
Advogado e professor universitário licenciado e deputado federal, Otávio Leite (PSDB) será secretário de Turismo. Otávio é autor de mais de 120 leis de qualidade em vigor no Brasil. Witzel disse que o nome de Otávio foi indicação do setor e disse que pretende desenvolver o Turismo também do interior, chegando a citar a cidade de Cambuci, no Noroeste Fluminense.
O ex-árbitro de futebol Gutemberg Fonseca será secretário de Governo. Ele é executivo da área de propaganda e marketing, com formação em Gestão Pública e MBA em Administração e Marketing pela Faculdade Internacional de Curitiba, possui expertises para gestão de projetos e gerenciamento de equipes de alto desempenho.
Embora Wilson Witzel tenha afirmado que não atenderia indicações políticas, o ex-árbitro é tido como “cota” do PSL. De acordo com o jornal O Globo, Guto, como é conhecido, é muito amigo de Jair e Flávio Bolsonaro. Ele se incorporou à equipe de Witzel a 20 dias do primeiro turno, reforçando a campanha nas redes sociais e o associando ao hoje presidente eleito. O cargo seria ocupado pelo deputado estadual Pedro Fernandes (sem partido), que deve comandar outra pasta a ser definida.
Cássio Coelho, bacharel em Direito, funcionário concursado do Tribunal de Justiça (TJ), será presidente do Procon. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS