Municípios realizam ações para conteção dos efeitos das chuvas na região
Matheus Berriel 09/11/2018 18:28 - Atualizado em 12/11/2018 13:44
Montagem de passarela em Macaé
Montagem de passarela em Macaé / Divulgação
A Prefeitura de Macaé mantém em vigor o decreto de situação de emergência, após as chuvas que atingiram o município. Nesta sexta-feira, não houve aulas na rede municipal de ensino. O mesmo vale para Rio das Ostras, onde a secretaria de Manutenção de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas continua atuando para amenizar os problemas. Nesta sexta foi a vez de Casimiro de Abreu decretar estado de emergência. Outras cidades como Cambuci, Santa Maria Madalena, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra seguem em estado de alerta. Em Campos, a Defesa Civil registrou apenas alagamento na Vila dos Pescadores, em Farol de São Thomé, onde atuou com três motobombas.
Em Macaé, 101 pessoas tiveram que ir para casas de familiares, e 62 ficaram desabrigadas, no bairro Ajuda de Baixo, onde o lago transbordou. Os desabrigados foram encaminhados ao Abrigo Emergencial da Prefeitura. Desde a noite de quinta, o Departamento de Estrada e Rodagem (DER) realiza a montagem de passarela de pedestres na localidade de Trapiche. Nesta sexta, durante a interdição da ponte, o transporte de passageiros aconteceu com baldeação. Em trechos diferentes da estrada Frade x Sana, houve quedas de uma rede de alta tensão, atingida e de uma barreira. No início da tarde, o primeiro trecho ficou interditado, enquanto o segundo teve passagem em meia pista.
Equipes da Secretaria Adjunta de Serviços Públicos de Macaé concentraram trabalhos na avenida Evaldo Costa, no bairro Sol Y Mar. À tarde, máquinas ajudaram a melhorar as condições de tráfego em Serro Frio. Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado foi de 288,8 milímetros de chuva dentro de 96 horas na região litorânea.
Em Rio das Ostras, houve drenagem nos pontos de alagamento. A Prefeitura vistoriou os locais de desague. As áreas mais afetadas foram Âncora, Cidade Praiana, Palmital, Recanto e Cantagalo. Até o início da tarde, 24 pessoas estavam desalojadas e 37 desabrigadas. Estes foram levados para o Espaço Bem Maior, em Nova Esperança. Equipes da Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana fizeram manutenção em semáforos.
Em Casimiro de Abreu, o decreto de estado de emergência também foi necessário. O distrito mais afetado foi Rio Dourado, onde 17 pessoas ficaram desabrigadas e foram deslocadas para casas de amigos e parentes e recebem o auxilio da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social. A Defesa Civil e a Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos percorrem o município, que recebeu 170 milímetros de chuva dentro de 24 horas, quantidade prevista para todo o mês.
Santa Maria e Cambuci realizam reparos
Nos distritos de Santo Antônio do Imbé, Triunfo e Osório Bersot, em Santa Maria Madalena, após as enxurradas que deixaram um total de 21 desalojados, nesta sexta-feira a situação estava tranquila. A Defesa Civil atuou fazendo acompanhamento, mas, até o fechamento desta edição, não havia atualizado o número de desalojados.
Em Cambuci, apesar da chuva constante durante toda esta sexta-feira, não houve nenhuma ocorrência. De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil e Segurança Pública, Eduardo Werneck Paes, o córrego Dantas praticamente voltou ao nível normal. O dia de trabalho dos órgãos da Prefeitura foi limpando e fazendo manutenção do parque aquático da cidade, que ficou destruído após a tromba d’água de quinta-feira.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de acumulado de chuva com perigo potencial, válido das 11h25 desta sexta-feira até 0h59 deste sábado, para 34 municípios do estado do Rio. Todas as cidades do Norte e Noroeste Fluminense constavam na lista. Os riscos apontavam possibilidade de 20 a 30 milímetros de chuva por hora ou até 50 milímetros no dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.
  • Ações após chuvas em Macaé (Foto: Secom)

    Ações após chuvas em Macaé (Foto: Secom)

  • Alagamentos em Rio das Ostras (Foto: Secom)

    Alagamentos em Rio das Ostras (Foto: Secom)

  • Alagamentos em Rio das Ostras (Foto: Secom)

    Alagamentos em Rio das Ostras (Foto: Secom)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS