Prefeitura e Câmara solicitam ao Exército auxílio para recuperar ponte em Macaé
09/11/2018 13:35 - Atualizado em 12/11/2018 13:43
Montagem de passarela
Montagem de passarela / Divulgação
Em ação conjunta com a Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Macaé solicitou ao Exército, nesta sexta-feira (9), auxílio para garantir, de forma emergencial, a recuperação do trecho danificado da ponte de Trapiche, que cedeu nessa quinta-feira (8), em função da cheia do rio São Pedro. Na noite de quinta, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) iniciou a montagem de passarela de pedestres na localidade, com previsão de término ainda nesta sexta-feira. Com a interrupção da ponte, o transporte de passageiros acontece com baldeação. Estão sendo montadas tendas nas duas extremidades para uso dos passageiros.
“A solicitação, direcionada ao Comando Militar Leste, responsável pelo Forte Marechal Hermes, tem como finalidade utilizar a expertise das Forças Armadas em elaborar projetos de engenharia e na concepção de construções emergenciais que garantem soluções paliativas diante de desastres naturais”, afirmou a Prefeitura, em nota.
Com o intenso volume das chuvas, o nível do rio São Pedro subiu de forma rápida, provocando uma enxurrada que abalou a estrutura da ponte que acabou cedendo, bloqueando o acesso ao quarto distrito de Macaé.
O pedido encaminhado ao Exército tem como base o decreto municipal 153/2018, publicado nesta sexta-feira, que declara oficialmente situação de emergência no município, mediante os impactos ocasionados pelas chuvas que atingem a cidade desde a madrugada de quinta-feira.
O ofício foi elaborado pela equipe do Gabinete de Gestão de Crise, montado pelo governo ainda na madrugada de quinta-feira, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, de onde o prefeito Dr. Aluízio coordena junto à Defesa Civil e às secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Ordem Pública, Obras, Saúde, Desenvolvimento Social e Comunicação, as ações que priorizam o atendimento a pacientes e famílias desabrigadas, desobstrução dos sistemas de drenagem natural, liberação de acessos, organização do trânsito e limpeza pública.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS