Teste rápido oral de HIV está disponível na UBS da Família
22/10/2018 12:15 - Atualizado em 23/10/2018 17:09
Divulgação
A equipe de dentistas do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) iniciou, nos consultórios odontológicos das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), a realização dos testes rápidos de fluido oral de HIV.
A ação é inovadora no município, e a ideia de levar o exame aos consultórios foi da dentista Renata Barra, que, assim como os demais profissionais, recebeu treinamento para a realização do teste. No total, são 25 UBS da Família na cidade.
— Na consulta odontológica, o dentista vai oferecer o teste rápido de HIV pela saliva ao paciente, que tem o direito de aceitar ou não fazer o exame. Essa oferta é um grande ganho para a saúde bucal do paciente e também do programa Estratégia Saúde da Família do município — destacou Renata.
O teste rápido oral de HIV é oferecido pelo Ministério da Saúde ao município há dois anos, mas não era realizado nos consultórios odontológicos. O exame detecta anticorpos para o HIV1 e HIV2 e resultado sai em aproximadamente 30 minutos. Para a realização do teste, um coletor é inserido pelo dentista acima dos dentes do paciente e passado na arcada superior e inferior. Em seguida, o mesmo coletor é colocado em um suporte para que o profissional faça a leitura do resultado.
O teste rápido de fluido oral de HIV também é realizado no programa DST Aids e Hepatites Virais, situado na rua Conselheiro Otaviano, 241, Centro, como explica a coordenadora do programa, Paula Alvarenga.
— Desde que recebemos os testes, foram realizados treinamentos com os profissionais de saúde para a sua utilização de forma correta. É um teste rápido, confiável e seguro, além de não ser invasivo, não causar dor e oferecer maior conforto ao paciente. O programa atende ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h — concluiu a coordenadora do DST Aids e Hepatites Virais. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS