TSE e TREs divulgam "Carta à Nação" a respeito de urnas
22/10/2018 20:20 - Atualizado em 23/10/2018 17:29
Um dia após a coletiva em que garantiu que as urnas eletrônicas são confiáveis, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, voltou ao assunto e, junto com os presidentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs), divulgou – a seis dias do segundo turno da eleição – documento intitulado “Carta à Nação Brasileira” para reafirmar a “total integridade e confiabilidade” das urnas eletrônicas e do processo eleitoral.
Os magistrados conclamam, no texto, a sociedade a atuar em favor do “Estado Democrático de Direito, com respeito às instituições, dentre as quais a Justiça Eleitoral, que é responsável por assegurar a legitimidade do processo eleitoral”.
De acordo com a Justiça Eleitoral, o sistema não pode ser invadido por hackers (por não ser conectado à internet) e que “não existe a possibilidade da urna eletrônica completar automaticamente o voto do eleitor”.
E acrescenta: “A Justiça Eleitoral rotineiramente realiza testes e auditorias que comprovam e asseguram a transparência e absoluta confiabilidade do voto eletrônico”, diz a carta, enumerando os testes e instituições que fazem as verificações do sistema, como partidos, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A carta é resultado de reunião na manhã desta segunda-feira (22) entre Rosa Weber e os presidentes dos TREs, na qual se discutiram soluções para contratempos verificados no primeiro turno, no último dia 7, como filas, erros do eleitor no momento de votar e desconfianças em relação à urna eletrônica. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS