Academia Campista de Letras dá posse a novos membros
22/10/2018 23:21 - Atualizado em 26/10/2018 15:23
Rodrigo Silveira
Durante a cerimônia de posse, na noite desta segunda-feira, na Academia Campista de Letras, coordenada pelo presidente Herbson Freitas, o poeta e jornalista Aluysio Abreu Barbosa, destacou, em seu discurso, a importância de Atafona (São João da Barra) na construção da obra poética e lembrou a influência decisiva do pai. “Outro mestre que tive na vida foi Aluysio Cardoso Barbosa que me ensinou: ‘jornalismo é trabalho coletivo ou nada.’” Fez, ainda, referência ao professor e historiador ambiental, Aristides Soffiati, que o orientou nas leituras, e prestou duas homenagens: “Certamente, não tenho o talento do diretor e também poeta Antonio Roberto Kapi. Tampouco a visceralidade do ator Yve Carvalho”.
A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Cristina Lima, representou o prefeito Rafael Diniz. A diretora presidente da Folha da Manhã, Diva Abreu Barbosa, integrou a mesa e foi reverenciada pelos 40 anos do jornal. O auditório da ACL estava completamente lotado com a presença de autoridades municipais, acadêmicos e convidados dos novos membros: Aluysio Abreu Barbosa, Ronaldo Júnior, Elias Gonçalves e Roberto Acruche. Diretor de Redação da Folha, Aluysio, 46 anos, ocupará a cadeira 31 da ACL, cujo antecessor foi Deneval Siqueira Filho e o patrono Múcio da Paixão. Ele começou a participar de festivais de poesia nos anos 90. Foi vencedor das edições de 1992 e 2007 do FestCampos de Poesia Falada e, em 2008, ganhou o 11º Concurso Nacional de Poesia Francisco Igreja, na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
Já o poeta e estudante de Direito Ronaldo Júnior, de 22 anos, é o mais novo entre os recém-eleitos. Ele, que é autor do livro “O Verso Sou Eu — Antologia de Sentimentos”, publicado em 2016, e também membro da Academia Pedralva de Letras e Artes (APLA), destacou que não chega à ACL apenas por sua afeição às letras, mas, principalmente, pela intensa necessidade de ver o mundo de outras formas.
— Agradeço o apoio de todos os meus familiares, amigos e padrinhos na Academia — relatou Ronaldo, que prestou homenagens a Fernando da Silveira e Agostinho Rodrigues (falecido recentemente), os quais ele chama de padrinhos literários.
O jovem escritor também homenageou Marília Bulhões dos Santos Carneiro, sua antecessora tanto na ACL quanto na Pedralva, e Eloy Ornellas, patrono da cadeira 7 — Eloy, inclusive, tem uma questão muito em comum comigo: Ele também escrevia sobre a cidade, buscava vibrações urbanas quando estava escrevendo.
O escritor e pesquisador Elias Rocha Gonçalves, 60 anos, tem vários livros publicados. Dentre eles, sua primeira obra, “Passo a Passo de Monografias” (2007), que tem mais de 100 mil exemplares vendidos, e “A Pedagogia do Encantamento” (2010), vendida no Brasil e em 28 países de língua espanhola.
— É uma longa caminhada, e sempre com a ideia de chegar nesta casa. Ontem eu era padeiro. Hoje, sou um imortal da Academia Campista de Letras. Agradeço a Deus, à minha família e a todos que votaram em mim. Serei um soldado e contribuirei para que a ACL cresça cada vez mais ao longo dos anos — falou ele, que ainda relatou sobre seu antecessor na cadeira de número 17, Elvo da Graça Raposo, e o patrono, João Batista Lacerda Sobrinho.
Já o poeta sanfranciscano Roberto Pinheiro Acruche, 74 anos, destacou que se sente honrado por se tornar membro da ACL e lembrou de seus antecessores na cadeira 24:
— O último ocupante desta cadeira, Gláucio Corrêa Soares, e o patrono, José Pinto Ribeiro Sampaio, foram duas figuras bastante reconhecidas em Campos. É uma honra e um grande momento para a minha história fazer parte da ACL. Certamente, estou feliz por chegar à condição de acadêmico desta instituição, que é histórica e de suma importância não só para a cidade de Campos, mas para toda a nossa região — disse ele, que também é membro da Academia Pedralva e autor de três livros: “Apontamentos Para a História de São Francisco de Itabapoana”, “A Minha Terra Também Faz Parte da História do Brasil” e “O Mangue da Moça Bonita”.
(C.C.F.) e (J.H.R.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS