Americano de volta à elite após seis anos
Paulo Renato Pinto Porto 22/09/2018 14:03 - Atualizado em 25/09/2018 17:40
Cano levou a melhor em Cardoso Moreira
Cano levou a melhor em Cardoso Moreira / Rodrigo Silveira
Quando o árbitro Wagner Almeida Magalhães trilou o apito dando por encerrado o jogo, sucedeu-se um ritual de torcedores em lágrimas, outros ajoelhados em preces e orações, mãos erguidas aos céus; do outro lado, muitos cuidavam de carregar em triunfo seus ídolos com a alegria incontida estampada no rosto após a vitória do Americano, neste sábado (22) sobre o Audax, por 2 a 0, no Ferreirão, em Cardoso Moreira, selando o retorno do Alvinegro à Série A do futebol do Rio de Janeiro após seis anos na fila.
— Seis anos para nós foi uma eternidade. Desde 1975 que o Americano está na Série A do Rio, muitas vezes entre os quatro melhores times. Esse time não merecia ficar na segunda divisão. Agora é comemorar e ganhar também a Copa Rio este ano para voltarmos a disputar as competições nacionais. O campeão voltou! — vibrava Sérgio Manhães, o Serginho da Força Jovem.
Ao fim, não faltaram provocações de outros torcedores ao tradicional rival. “Ô Goytacaz, pode esperar/ a sua hora vai chegar...”.
  • Cano levou a melhor em Cardoso Moreira

    Cano levou a melhor em Cardoso Moreira

  • Cano levou a melhor em Cardoso Moreira

    Cano levou a melhor em Cardoso Moreira

  • Cano levou a melhor em Cardoso Moreira

    Cano levou a melhor em Cardoso Moreira

  • Cano levou a melhor em Cardoso Moreira

    Cano levou a melhor em Cardoso Moreira

O Americano não se acomodou, criou as melhores chances no primeiro tempo, marcando o Audax numa linha de quatro desde a intermediária. Durante o jogo, o goleiro Luis Henrique só fez algumas defesas triviais.
Sem conseguir incomodar o time campista, Audax perdeu o controle emocional e passou a apelar, até que Almeida foi expulso por entrada violenta em Aquino, aos 40 minutos.
Audax com jogador expulso - Se com número igual em campo, o Americano tornava o jogo à sua feição, com um homem a mais ficou ainda mais fácil. O Alvinegro sobrou em campo na segunda etapa
Logo aos seis minutos, o Alvinegro chegava à rede pela primeira vez, quando Marcelo tocou com a mão na bola dentro da área. Pênalti claro que Marcus Vinicius converteu para explosão de alegria do torcedor alvinegro.
No restante do jogo, o Audax tentava esboçar reação, mas o Americano soube administrar a vantagem com inteligência, buscando explorar os espaços. Foi assim que, aos 33, Cláudio Maradona escapou em velocidade e chutou para marcar o segundo e coroar de vez a festa em preto e branco.
Reforço para a seletiva - Coberto de abraços e também carregado em triunfo por apaixonados alvinegros, o técnico Josué Teixeira não se cansava de agradecer com um “muito obrigado pelo apoio” a cada manifestação de gratidão dos torcedores.
— Estou muito feliz por todo esse carinho e apoio, acima de tudo por resgatar um clube da tradição e da grandeza do Americano, recolocando-o no lugar que ele hoje está. Já estamos na Série A e agora vamos atrás da conquista da Copa Rio. A festa é agora, mas logo temos trabalho pela frente porque temos ainda mais coisas para conquistar — disse o técnico.
Bastante emocionado, o presidente Carlos Abreu prometeu reforços para a seletiva que começa em 22 dezembro. “Os nossos adversários que se preparem porque vamos partir para a seletiva com uma equipe ainda mais forte”.
Se a torcida correspondeu, incentivando o time a todo momento, em campo os jogadores deram a resposta. O Glorioso jamais deixou de ter o jogo sob controle, mesmo tendo a seu favor o regulamento — mesmo se perdesse por um gol de diferença ficaria com a vaga, graças ao resultado no jogo de ida.
Fotos: Rodrigo Silveira
 
 
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS