Museu terá cursos de pintura e artesanato
- Atualizado em 22/09/2018 18:11
Museu Histórico de Campos
Museu Histórico de Campos / Antônio Leudo
Em alusão à 12ª Primavera dos Museus, o Museu Histórico de Campos promoverá um curso de pintura e outro de trabalhos artesanais de confecção de flores de papel colocadas em moldura. O primeiro será ministrado pelo professor Paulo Jorge Cabral de Melo. Já o segundo, por Maria Cristina Sant’Clair.
De acordo com a gerente do museu, Graziela Escocard, as aulas serão realizadas às quartas e sextas-feiras, no próprio museu, das 14h às 17h.
No final do ano, os resultados dos trabalhos dos alunos dos cursos ministrados pelos dois artistas — Paulo Jorge Cabral de Melo e Maria Cristina SantClair — serão expostos no mesmo espaço. Na ocasião, Paulo Jorge exibirá, ainda, uma amostra do trabalho que realiza ligado à reciclagem e à confecção de insetos.
Com a 12ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Museu Histórico leva o público a refletir sobre uma das principais funções da instituição: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural.
A temporada conta com a participação de 900 instituições, somando mais de 2.787 eventos em todo o país, como no Museu Histórico de Campos, que concede visitas mediadas na sala de exposição permanente da Memória do Solar.
Graziela Escocard lembrou, ainda, que este ano é celebrado os 200 anos de museus no Brasil.
— Tragicamente e infelizmente, é também o ano em que testemunhamos a triste destruição do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, por meio de um incêndio. A Primavera dos Museus nos leva a refletir sobre as circunstâncias presentes, sobre o que há para celebrar e como orientar nossos trabalhos daqui em diante — disse ela.
O Museu Histórico de Campos está localizado na rua Paul Percy Harris, 40, em frente à praça do Santíssimo Salvador, no Centro. Funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS