Conscientização no trânsito
24/09/2018 21:04 - Atualizado em 25/09/2018 13:49
Nesta segunda-feira, no penúltimo dia da “Semana Nacional de Trânsito”, a blitz educativa do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e parceiros aconteceu no Parque Vicente Dias, em Guarus. Quinze jovens do programa de “Agentes Educadores de Trânsitro”, do IMTT, distribuíram panfletos, entre 10h e 13h, no cruzamento da rua Arlindo Gregóri Barbeitas no encontro da avenida Bartholomeu Lizandro com a Alberto Lamego, na subida da Ponte Saturnino de Brito (da Lapa).
Com duas faixas com a mensagem “Nós Somos o Trânsito”, esticada diante dos veículos em um lado e outro do cruzamento sempre que o sinal ficava vermelho, a equipe distribuía panfletos com as principais dicas sobre segurança no trânsito.
— Acho importante a iniciativa. Muitas pessoas ainda desrespeitam as leis de trânsito e precisam ser orientadas — afirmou o cabeleireiro Thiago Gomes, 28 anos.
A empresária Cláudia Maria Silva, 32 anos, alerta que isso é o começo e ainda há muito a crescer. “Toda campanha de orientação é sempre válida. Ainda temos que avançar muito”.
O também empresário Cláudio Marcos Oliveira, 33 anos, aprovou a iniciativa e disse que é preciso continuidade. “Apoio 100% a campanha. É preciso massificar, porque ainda tem muita gente por aí cometendo barbaridades no trânsito”, completou.
Na parte da tarde, a equipe atravessou a ponte para atuar no cruzamento da rua dos Goitacazes com a Saturnino Braga, no final na altura da Praça da Lapa. Desde o lançamento da campanha, em solenidade na última terça-feira (18), na Praça do Santíssimo Salvador, com a participação do Corpo de Bombeiros Militar apresentando os equipamentos para socorro em acidentes, da Polícia Militar e outras autoridades do município, além da realização de diversos serviços, foram feitas as blitzen educativas em diversos pontos do município. As duas ações de hoje encerram a programação no município.
— Desde quarta-feira (19), quando iniciamos as blitzen, a receptividade tem sido muito boa entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Esse deve ser um trabalho contínuo, na esperança que consigamos alcançar níveis mais aceitáveis de acidente no trânsito — afirma o coordenador da programação pelo IMTT, Ricardo Lima Verde. “As blitzen nos dão a oportunidade de ter acesso às demandas dos moradores onde são realizadas. Em Goitacazes, tivemos algumas solicitações. Essa proximidade com o cidadão é muito importante”, completa o chefe de Educação no Trânsito do IMTT, Roberto Gomes Faria Junior. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS