Campos com polo de criação de peixe
21/08/2018 19:31 - Atualizado em 23/08/2018 18:41
A superintendência municipal de Pesca e Aquicultura (SMPA) inaugura, nos próximos dias, o Polo Demonstrativo de Piscicultura e Aquaponia desenvolvido em parceria com a UFRRJ. A unidade foi instalada nas dependências da universidade.
Segundo o superintendente adjunto da pasta, José Armando Barreto, o polo tem o objetivo de fazer com que os piscicultores conheçam na prática, o sistema de cultivo, em todas suas fases: recirculação, biofiltragem e aeração nos tanques. No mesmo sistema, os berçários onde serão reproduzidos os alevinos de Lambaris que serão oferecidos na integração produtiva com piscicultores locais, o peixe é muito conhecido na nossa região como Piabinha, muito apreciado na culinária local e com utilização já testada e aprovada, como isca viva na pesca industrial do atum.
— Um segundo polo será instalado em parceria com a Pesgaria/Rio, nas dependências do Centro Estadual de Pesquisa, em Guarus. O nosso propósito inicial é desenvolver no município um importante polo econômico da produção aquícola. Já temos articulação e interação com as instituições acadêmicas e somaremos à prática o conhecimento gerado e enorme material científico. Tais parcerias são fundamentais neste processo — destacou José Armando.
Os produtores aquícolas que tiverem aptidão e quiserem iniciar o processo de produção podem ir ao polo para conhecer na prática o sistema de cultivo e reprodução, num processo de integração.
— No momento, trabalhamos tilápia e em curto espaço de tempo estaremos cultivando lambaris. É muito importante destacar que Campos será o primeiro polo de reprodução e cultivo do estado do Rio de Janeiro, integrando famílias de piscicultores e fomentando o cultivo da espécie — concluiu José Armando. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS