PTB de Edson com DEM de Paes
31/07/2018 21:59 - Atualizado em 01/08/2018 18:23
Ex-presidente da Câmara Edson Batista
Ex-presidente da Câmara Edson Batista / Folha da Manhã
O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) realizou segunda-feira (30) sua convenção com vistas às eleições de outubro. Em Campos, a legenda viverá uma situação atípica: o nome do ex-presidente da Câmara e presidente municipal da legenda, Edson Batista, foi homologado como candidato a Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj). Batista é aliado de primeira hora do ex-governador Anthony Garotinho (PRP), que tenta, mais uma vez, disputar o Governo do Estado. Porém, o PTB fechou posição e irá apoiar Eduardo Paes (DEM), adversário do político da Lapa. Segundo Edson Batista, ainda é cedo para tratar do assunto: “A candidatura de Eduardo Paes ainda é uma possibilidade. Somente após as convenções (que terminam domingo), poderei definir algum posicionamento. A única certeza é que eu serei candidato”, afirmou.
A decisão do PTB de caminhar ao lado de Eduardo Paes foi aprovada durante a convenção estadual do partido. A legenda também definiu que irá apoiar César Maia (DEM) ao Senado. O candidato do DEM, que hoje ocupa o cargo de vereador do Município do Rio, foi prefeito da cidade por três mandatos (1993-1997, 2001-2005 e 2005-2009). É o chefe de Executivo que ficou mais tempo à frente do Palácio da Cidade.
O presidente regional do PTB, deputado Marcus Vinícius, se mostrou muito otimista com o cenário eleitoral e destacou que a coligação tem grandes chances de eleger um bom número de deputados.
Marcus Vinicius destacou ainda que Dr. Edson Batista será o único candidato do PTB no Norte Noroeste Fluminense, representando a região.
Edson Batista foi vereador de Campos por quatro mandatos. O primeiro, em 1996, já pelo PTB. Também ocupou vários cargos públicos, sempre ligados aos Garotinho. Durante as investigações da operação Chequinho, escutas telefônicas revelaram que o então presidente da Câmara chamava o marido da prefeita Rosinha de comandante e chegava a consultá-lo sobre assuntos relacionados à Câmara.
O relacionamento de proximidade entre Batista e Garotinho chegou a ser citado no mandado da primeira prisão do ex-governador na Chequinho, em novembro de 2016.
Outro partido com situação semelhante é o Solidariedade, que tem como um dos candidatos em Campos, o vereador Álvaro Oliveira - primo e aliado do ex-governador Anthony Garotinho.
Outras legendas - A aliança em torno da candidatura de Eduardo Paes, ex-prefeito do Rio, segue crescendo. Além do PTB, já decidiram apoiá-lo o MDB, PSDB, PP, PV, SD, PPS e DC. Eduardo Paes também deve fechar uma aliança com PR, Avante e PHS, além do Pros.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS