Vacinação itinerante contra a raiva animal
30/06/2018 17:28 - Atualizado em 02/07/2018 13:55
A vacinação itinerante de cães e gatos contra a raiva animal começa nesta semana, na localidade de Sentinela do Imbé. Até o dia D, que esse ano será em 29 de setembro, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vai percorrer todas as localidades do município. No ano passado, a Prefeitura de Campos, através do CCZ, retomou a vacinação antirrábica que tinha deixado de ser realizada desde 2015.
Segundo a coordenadora da campanha, a médica veterinária Francimara de Araújo, a vacinação foi retomada no ano passado e alcançou a meta. Além das campanhas, é possível vacinar cães e gatos na sede do CCZ, que é posto de vacinação permanente. Na última quinta-feira (28), foram vacinados 20 cães e 10 gatos. Na próxima quarta (4), a equipe retorna à localidade.
— Começamos a campanha pela região rural, e em seguida, a área urbana, culminando no Dia Nacional da Vacinação Contra a Raiva. Lembrando que a dose é anual. Portanto, se o animal recebeu a vacina esse ano, não deve ser imunizado novamente — ressaltou Francimara.
Nos próximos dias, o CCZ vai divulgar o calendário de vacinação nas demais localidades. A imunização é indicada para animais a partir de dois meses de vida. Transmitida, em geral, por mordida, arranhões ou lambida de animais infectados. A doença mata uma pessoa no mundo, a cada 15 minutos.
— Aproveitamos para orientar as pessoas a não levarem crianças quando se dirigirem aos postos com os animais. Outra dica é levar os cães com guia e focinheira, caso sejam bravos. Já os gatos devem ser conduzidos em caixas de transporte — finalizou a coordenadora da campanha.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS