Iniciativa popular revitaliza praça
30/06/2018 15:36 - Atualizado em 02/07/2018 15:40
Através de uma iniciativa popular, a praça de Santo Amaro, distrito de Campos, vai receber, neste domingo, 12 bancos de cimento que foram custeados com recursos dos moradores através de campanhas. Ainda neste domingo, os moradores realizam mais um mutirão de limpeza com poda artística das arvores e cortes de grama. A iniciativa que começou em janeiro no período da festa foi ampliada e os moradores adotaram o espaço.
Cartão postal da cidade, a praça de Santo Amaro passou por um tempo sem a realização dos serviços de limpeza e nas proximidades da festa os moradores se reuniram para o primeiro mutirão. Depois da festa, o grupo que coordena os trabalhos ampliou as atividades e promoveu a poda artística das árvores. Para o trabalho, foram improvisadas lixeiras com pneus velhos e começaram um projeto de paisagismo. Dos 12 bancos, dois foram entregues ao longo da semana e já instalados no espaço.
Além do cuidado com a praça, os moradores reivindicam da Prefeitura de Campos a troca das lâmpadas na praça, quadra de esportes e campo de futebol já completamente às escuras e manutenção dos refletores dos postes prestes a cair, colocando em risco quem passa pelo local.
— Além da falta de iluminação, existe a preocupação em relação ao estado que encontram-se os refletores dos postes da iluminação do campo que são de grande porte e estão na iminência de cair, e os da quadra que também estão nas mesmas condições causando insegurança aos moradores — disse Vanderley Rangel Azevedo.
A comunidade também tem tentado conseguir recursos para a reforma do parquinho instalado no local, que está com a maioria dos brinquedos quebrados. Alguns brinquedos foram interditados por oferecer riscos as crianças. Ivonete Machado foi uma das pessoas que reclamaram da falta de manutenção nos brinquedos. “Meu filho gosta de brincar as tardes na saída do colégio, mas desse jeito fica difícil”, contou.
Adote uma Praça - A Prefeitura de Campos, através da lei 8.771, sancionada pelo prefeito Rafael Diniz em setembro de 2017, criou o programa “Adote uma Praça”. O projeto tem por objetivo promover parcerias entre o poder público e a iniciativa privada, para urbanização, manutenção e conservação de parquinhos infantis, academias populares, rotatórias, canteiros; jardins, praças; áreas de ginásticas e lazer. A adoção do espaço poderá ser destinada a urbanização, implantação de áreas de esporte e lazer, conservação e manutenção da área adotada; realização de atividades culturais, esportivas ou de lazer e medidas de proteção e segurança. (A.N.) (M.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS