Obra em bom ritmo, diz DER-RJ
30/06/2018 15:33 - Atualizado em 04/07/2018 15:29
A retomada das obras de construção da ponte Integração, entre São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, completa 23 dias neste domingo e, segundo o Departamento de Estrada de Rodagens do estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), os trabalhos têm avançado em bom ritmo para cumprir o cronograma estipulado. De acordo com o governador Luiz Fernando Pezão (MDB), a obra deve ser concluída até o final deste ano. Embora a retomada complete apenas 23 dias, a construção da ponte que ligará os dois municípios da foz do Paraíba do Sul começou em junho de 2014.
Ainda segundo o DER-RJ, atualmente os trabalhos estão concentrados na soldagem dos suportes para colocar a forma para fazer o bloco de coroamento.
A volta das obras da ponte foi feita oficialmente no dia 8 de junho. Na ocasião, Pezão visitou o canteiro de trabalho e garantiu que iria acompanhar a construção de 20 em 20 dias. O governador também anunciou que a previsão de entrega oficial é até dezembro, mas o governador não descarta antecipar este prazo. Segundo Pezão, depois da adesão ao regime de recuperação fiscal, uma das prioridades foi reservar o dinheiro para terminar a obra da ponte.
Iniciada em 6 de junho de 2014, a obra da ponte está com aproximadamente 55% dos serviços concluídos. A construção está orçada em R$ 105,7 milhões e R$ 67,5 milhões já foram investidos. A ponte terá 1.344 metros de comprimento e 16,2 metros de largura. São 35 pilares, sendo 17 no trecho do rio Paraíba do Sul, 14 em São João da Barra e quatro em São Francisco.
De acordo com o Governo do Estado, a ponte será fundamental para integrar o litoral norte do estado, encurtando em cerca de 80 quilômetros a distância entre São João da Barra e São Francisco do Itabapoana. Localizada na RJ 196, a estrutura está compreendida entre a interseção com a BR 356, próximo ao trevo do Açu, em São João da Barra, e a RJ 194, na localidade de Campo Novo, em São Francisco do Itabapoana. Sobre os acessos, o governador Pezão chegou a dizer que serão feitos os reparos dentro do prazo.
Em homenagem ao ex-prefeito de São João da Barra, a nova ponte deverá ser nomeada como: Ponte da Integração Genecy Mendonça, morto em junho de 2014. De acordo com o deputado estadual, João Peixoto (PSDC), responsável pela criação do projeto de lei que pretende intitular a travessia sobre o Paraíba em tributo ao antigo chefe do poder executivo sanjoanense, mais conhecido como Dodozinho, a indicação já passou pela aprovação na Câmara dos Vereadores do município e agora tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Construção é esperada há mais de 30 anos
Há mais de 30 anos, os dois municípios aguardam pela conclusão da ponte, que será ainda uma alternativa de tráfego à BR 101, a partir da integração do novo anel rodoviário à Rodovia do Sol, no Sul do Espírito Santo, por meio da RJ 194. A ideia de se construir uma ligação entre as regiões sul e norte do rio Paraíba do Sul surgiu durante o governo militar. As obras começaram na década de 80, mas foram interrompidas assim que os 18 pilares foram colocados.
À época em que a ponte começou a ser construída, os dois lados do rio Paraíba do Sul pertenciam a São João da Barra.
Atualmente, o acesso entre os dois municípios só é feito de barco ou pela estrada, dando a volta por Campos até a BR 101 (Campos-Vitória), seguindo por Travessão. São Francisco, no lado norte, virou município em 1996, quando chegou a ser iniciado um movimento pela retomada das obras, que acabou não surtindo efeito.

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