São Salvador ainda envolta em polêmica
Daniela Abreu e Arnaldo Neto 21/06/2018 22:10 - Atualizado em 23/06/2018 13:17
Jornal Entre Rios
A polêmica dos ônibus da empresa São Salvador, que teriam sido comprados com recursos do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), e foram anunciados como responsáveis pelo serviço de transporte em Paraíba do Sul, conforme foto divulgada na página da própria Prefeitura, continuou nesta quinta-feira. Sócio da empresa campista, Jorge Ramos voltou a dizer que os carros não estavam circulando no município do Sul Fluminense — tanto quando questionado pela Folha, como em reunião convocada pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) nesta quinta. Porém, por telefone, funcionários da Prefeitura de Paraíba do Sul confirmaram que os veículos da São Salvador continuavam a atender a população, enquanto fotos do jornal Entre Rios flagraram os carros com passageiros nesta quinta-feira, o que conflita com a versão de “apresentação”, como alegou o sócio da São Salvador. As prefeituras dos dois municípios estão em contato para esclarecimentos.
Na quarta-feira, a empresa São Salvador retomou três linhas de localidades na Baixada Campista. No mesmo dia, começou a circular a informação na imprensa que os ônibus da empresa, que poderiam ter sido os adquiridos com recursos do Fundecam, estariam em Paraíba do Sul, sob locação da Campostur. Na edição desta quinta-feira, à Folha, a proprietária da Campostur, Alcineia Lima, negou a existência de contrato no Sul Fluminense. Já Jorge Ramos, da São Salvador, disse que levou os ônibus a pedido de um amigo, que seria dono da Transporte e Turismo São Jorge Ltda., para fazer uma apresentação dos veículos adquiridos por Campos para melhorar o transporte.
Em reunião no IMTT, nesta quinta-feira, a São Salvador reafirmou o que Jorge disse à Folha e que os veículos já estariam em Campos. Em comunicado à Prefeitura de Campos, a de Paraíba do Sul disse ter sido surpreendida pelas notícias e pediu até esta sexta para que os veículos retornem ao município do Norte Fluminense. As procuradorias das duas cidades estão em contato para resolver a questão.
A Prefeitura de Campos informou, em nota, que “entrou em contato com a Prefeitura de Paraíba do Sul e, na manhã desta quinta-feira [ontem], recebeu contato do prefeito da cidade, Dr. Alessandro (MDB), que reconheceu o absurdo da situação, informou que não tinha conhecimento da condição da viação e que não está em acordo com a postura da empresa. Por telefone, ele lamentou o ocorrido e pediu o prazo até sexta-feira [hoje] para substituir os coletivos. Em reunião urgente convocada pelo IMTT com representantes da São Salvador, realizada também na manhã desta quinta, a empresa negou que os veículos iriam realizar o transporte de passageiros em Paraíba do Sul e que o que aconteceu foi apenas uma demonstração. A viação foi notificada para que retorne com os coletivos para Campos, onde os veículos serão vistoriados. A empresa também terá que explicar, através de documento oficial, o que de fato aconteceu”. O IMTT apura se os ônibus levados para Paraíba do Sul foram adquiridos com recursos do Fundecam.
Jorge Ramos disse, de novo, que os ônibus já estão em Campos. “Isso aí já foi rebatido e os ônibus já estão na garagem, em Campos”. Sobre as fotos dos coletivos em Paraíba do Sul nesta quinta-feira, ele disse desconhecer a motivação e origem:
— Para a maldade tem muita coisa. Eu estou no Rio e não sei o que está acontecendo aí.
Ramos disse ainda que o prefeito Dr. Alessandro não teria como afirmar que os ônibus circulam lá. “Se os cobradores não têm contrato nenhum lá, ele não pode nem falar isso”. Ele voltou a afirmar que atendeu ao pedido de um amigo para apresentar os coletivos.
A Prefeitura de Paraíba do Sul disse que “estão sendo apuradas as informações recebidas ontem (quarta) em parceria com o prefeito de Campos”. Disse ainda que “tão logo a apuração dos fatos seja concluída a Prefeitura irá emitir nova nota explicativa com maiores informações”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS