"Viva a Ciência" lançado nesta quinta-feira
- Atualizado em 02/05/2018 20:07
 Prefeitura de Campos
Prefeitura de Campos / Supcom
O prefeito de Campos, Rafael Diniz (PPS), fará o lançamento oficial do “Viva a Ciência”, o programa municipal de bolsas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão, em cerimônia nesta quinta-feira (3), às 18h, no auditório da Prefeitura. Participarão autoridades do governo, reitores, diretores, coordenadores de pesquisa e demais representantes de universidades locais. O programa foi desenvolvido pela superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campos para valorizar a educação e incentivar projetos em prol do desenvolvimento da cidade. Trinta bolsas serão disponibilizadas.
O “Viva a Ciência” tem por objetivo fomentar projetos de pesquisa que sejam de interesse do município, unindo as pesquisas e atividades produzidas dentro das universidades com as demandas em prol do desenvolvimento socioeconômico da cidade. As 30 bolsas disponibilizadas serão oferecidas nas diversas áreas de graduação oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas instaladas no município. O valor da bolsa é de R$ 400 mensais com recursos do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam).
O superintendente de Ciência e Tecnologia, Romeu e Silva Neto, adianta que no edital constarão cerca de 80 demandas e os projetos deverão ser desenvolvidos pelos alunos com a orientação de um professor e/ou pesquisador. Os 30 selecionados terão direito a bolsa pelo período de 12 meses. “O modelo do programa é inédito na cidade e também visa incentivar a aproximação do poder público com o setor acadêmico, proporcionando um trabalho conjunto onde possam ser solucionadas demandas identificadas pelas secretarias e superintendências da administração municipal”, afirma.
O edital estará disponível dentro dos próximos dias no portal da Prefeitura e os projetos poderão ser submetidos até o início de junho, através de e-mail específico disponibilizado para o programa: [email protected]. O resultado final, com os projetos selecionados, será divulgado durante a realização do X Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict), a ser realizado na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), no fim de junho. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS