Assassinato expõe situação de risco da comunidade de Ponta da Lama
Verônica Nascimento e Jonatha Lilargem 27/04/2018 09:44 - Atualizado em 30/04/2018 16:37
Jovem morto a tiros em Ponta da Lama
Jovem morto a tiros em Ponta da Lama / Paulo Pinheiro
Um homicídio na manhã desta sexta-feira (27), em Ponta da Lama, expôs a situação de risco da comunidade, ameaçada pelo tráfico de drogas. Por volta das 7h30, homens em um HB20 prata passaram pela rua João Batista Carvalho e efetuaram mais de 20 disparos de pistola 9mm. Pelo menos oito atingiram o jovem Jonatan Pereira da Silva, que, no próximo dia 11, completaria 20 anos de idade. Jonatan, que ia tomar café da manhã com o pai, morreu no local. Moradores relataram que, na segunda-feira passada (23), feriado de São Jorge, outra invasão ocorreu em uma rua próxima, onde havia famílias, inclusive crianças, em frente às casas. Homens atiraram contra pessoas que estavam em um bar. Por sorte, ninguém foi ferido. Com esse, o número de homicídios chega a 21 neste mês e 73 no ano.
Esta manhã, o clima era tenso em Ponta da Lama. Moradores estavam revoltados com a morte de Jonatan, conhecido por todos como “Marco”. As “invasões” estariam sendo feitas por traficantes da facção Terceiro Comando Puro (TCP), de Ururaí, que tem atuação também em todo o distrito de Dores de Macabu, com exceção da localidade de Ponta Lama, onde há a ação de traficantes da facção rival, Amigos dos amigos (ADA).
— Ponta da Lama está isolada, com a comunidade virando alvo, em meio a uma disputa de bandidos. A insegurança é total e todos estão com medo. Temos um DPO em Dores, mas fica um policial e sem viatura — disse um morador que, por motivos de segurança, não teve a identidade revelada.
A comunidade se diz temerosa. Nesta sexta, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender duas pessoas baleadas em Ponta Lama. Houve um erro na informação: somente Jonatan foi baleado. Uma adolescente que estava próximo ao local desmaiou, e moradores pensaram que ela também havia sido atingida. A moça estava bem. Jonatan, no entanto, morreu antes da chegada da equipe de socorro. O corpo do jovem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Campos e o caso registrado na 134ª Delegacia de Polícia (Centro).
Questionada pela reportagem da Folha, a Polícia Militar informou que realiza o patrulhamento diariamente nesses locais. Segundo a PM, ocorre ainda intensificação com operações pontuais, e também serviço de inteligência em relação ao tráfico de drogas na localidade, com o intuito de inibir a prática de diversos delitos. A polícia ainda ressaltou que “é necessário o devido registro das ocorrências relacionados à falta de segurança para que assim seja direcionado o policiamento para atender os possíveis fatos”.
Sobre a invasão de facções criminosas, a PM disse “não ter recebido relatos sobre essa informação, cabendo ainda ressaltar a necessidade de informações sobre esses fatos para que assim sejam tomadas as medidas cabíveis, informando ainda que a Policia Militar dispõe de um serviço de disque denúncia que funciona 24 horas por dia em todos os dias da semana, com o número (22) 27231177”.
Homicídio em Itaperuna — Em outra ocorrência, no município de Itaperuna, um homem foi assassinado na frente do pai. A vítima, de 33 anos, foi morta, também a tiros, no final da noite dessa quinta-feira (26), no bairro Cidade Nova. O crime aconteceu na avenida Presidente Franklin Roosevelt. A vítima estava em um bar no momento em que foi baleada. A Polícia Militar informou que Marcelo de Oliveira Silva, que estava acompanhado pelo pai, morreu ainda no local.
Marcelo foi baleado várias vezes. Os policiais apreenderam 13 cápsulas deflagradas de calibre 9mm. A polícia fez buscas pelos criminosos, dois homens que fugiram em uma moto. Até o momento, ninguém foi preso.
O homicídio é investigado na 143ª Delegacia de Polícia (Itaperuna). A motivação do crime ainda não foi divulgada. O corpo de Marcelo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS