"Vestígios" com Matheus Nicolau
Matheus Berriel 27/04/2018 17:39 - Atualizado em 02/05/2018 19:31
Matheus Nicolau
Matheus Nicolau / Divulgação
Neste sábado (28) à noite, o campista Matheus Nicolau fará o lançamento de seu segundo disco, “Vestígios - O tanto que fica de tudo que vai”. O álbum conceitual propõe reflexões sobre os resíduos carregados ao longo da vida e como as emoções passadas nos preparam para as que ainda virão. A obra foi produzida com base num anúncio publicitário que dizia: “O MP3 vai morrer. O vinil vai morrer. O CD vai morrer. A boa música vai mandar flores”. O show de lançamento está marcado para as 20h, no Solar de Botafogo, no Rio de Janeiro.
Recém-formado como designer gráfico, o jovem Matheus Nicolau, de 27 anos, uniu suas duas profissões neste projeto, que foi objeto de estudo em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O objetivo é resgatar o consumo de álbuns fonográficos como obras únicas, formadas por canções em torno de um mesmo conceito. Um livro foi lançado, com o mesmo título, no intuito de conectar o físico e o digital, através dos QR Codes. Nele, há várias fotos ilustrativas, tiradas pelo fotógrafo Kelvin Klein, além de todas as letras do projeto.
— Sem deixar de lado a delicadeza da poesia e o bom gosto da arte visual, o cantor, compositor e instrumentista transforma o passado em futuro ao apresentar seu álbum. (...) Emoldurado pelo som de grandes músicos, como André Rangel, Maycon Pessanha, Robson Jorge e Sérgio Trindade, o disco promete expor mais e melhor o trabalho do artista campista para além das fronteiras do interior fluminense. Um álbum forte, que vai fazer o mercado fonográfico brasileiro enxergar que sempre há espaço para os artistas do futuro. E, principalmente, que o futuro... é logo ali — destacou no prefácio do livro o diretor artístico Leonardo Rivera, autor de “Seu Jorge — A Inteligência É Fundamental”, a biografia do cantor.
Matheus Nicolau
Matheus Nicolau / Divulgação
O álbum “Vestígios — O tanto que fica de tudo que vai” conta com 12 faixas, todas autorais. São elas: “Seja Como For”, “Melhor Assim”, “A Casa Onde Você Mora”, “Do Jeito Que O Tempo Ensina”, “Se Fosse Fácil”, “Conversa de Bar”, “Fim”, “Deve Ter”, “Dois Restos”, “Vestígio de Ilusão”, “Fim de Festa” e “Deixa”. Várias delas serão executadas no show, que conta também com canções de artistas que influenciaram na carreira musical do campista, como Moska, Lenine, Zeca Baleiro e Dalto. Nos arranjos do disco também estão presentes as influências de rock, reflexo da trajetória profissional desenvolvida em bandas do gênero.
— No roteiro do show, majoritariamente deste CD, inserimos algumas músicas de outros autores, mas sempre versando sobre o mesmo tema, os “Vestígios”, o que fica em nossa vida depois que algo acaba. E sobre as referências, elas também exercem o papel dos vestígios nas minhas composições. Acredito que cada obra de arte que aprecio, seja um quadro, um filme ou uma música, de algum jeito deixa um vestígio em mim, que refletirá tanto na minha vida, quanto nas minhas criações — disse Matheus Nicolau.
Já é possível conferir o álbum “Vestígios — O tanto que fica de tudo que vai” nas plataformas digitais Deezer, iTunes e Spotify. O clipe de “Se Fosse Fácil”, dirigido por Eduardo Hypolito, está disponível no youtube e já foi visto mais de 11 mil vezes.
Depois do show deste sábado (28), no próximo dia 5 de maio, Matheus Nicolau fará o lançamento do álbum em Campos, às 20h, no Teatro Municipal Trianon. As entradas custarão R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira). No local, haverá venda de CD’s e livros.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS