Mais de 4 mil para vagas de professor
27/04/2018 20:26 - Atualizado em 30/04/2018 17:06
Inscrição para processo seletivo
Inscrição para processo seletivo / Paulo Pinheiro
Mais de quatro mil pessoas se inscreveram para concorrer a uma das 204 vagas do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de professores substitutos para a rede municipal. Se os cargos fossem únicos a média de candidato-vaga seria de 20. As inscrições terminaram nesta sexta-feira (27) depois de três dias. As provas acontecem no dia 20 de maio, das 13h às 17h. Os locais serão divulgados nos próximos dias no Diário Oficial, no site da Prefeitura e pela imprensa.
Serão 20 questões, 10 de Língua Portuguesa e 10 de conhecimentos pedagógicos, no caso de professor de Fundamental I/Creche, ou conhecimentos específicos, para professores de Fundamental II. O conteúdo programático está disponível no edital, publicado no Diário Oficial da última terça-feira (24). A contratação será pelo prazo de até 12 meses, podendo ser prorrogada por igual período. Os salários variam de R$ 1.619 a R$ 2.162.
De acordo com a subsecretária municipal de Educação, Luciana Eccard, a realização do processo seletivo foi necessária para suprir vagas decorrentes dos afastamentos de professores efetivos ao longo do ano. Os cadastros, segundo ela, ocorreram sem transtornos.
— As inscrições foram um sucesso. Tudo ocorreu dentro do previsto, sem nenhum contratempo. Formamos uma equipe de cerca de 70 pessoas, trabalhando diretamente no atendimento. Distribuímos senhas e setorizamos os cadastros. Desta forma, não houve tumulto ou esperas longas — explica Eccard, agradecendo o apoio da Guarda Municipal e da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ).
A rapidez no atendimento e a organização foram elogiadas por todos os candidatos. “Não levou nem 10 minutos, está bem rápido. O salário também está bom, bem acima do praticado pela rede particular”, analisa Elismara Reis. A professora Leandra Crispim está há quatro anos desempregada e acredita na possibilidade de voltar ao mercado de trabalho por meio do processo seletivo. “A concorrência é muito grande. Eu estou acompanhando abertura de processos seletivos em outros municípios e, até agora, Campos está pagando melhor”, frisa. (A.N.) (D.P.P.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS