Projeto Botinho tem início em Atafona
18/01/2018 18:10 - Atualizado em 19/01/2018 14:01
Projeto Botinho em Atafona
Projeto Botinho em Atafona / Secom - SJB
O Projeto Botinho foi iniciado nesta quarta-feira (17), no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho da Anunciação, em Atafona. A realização é do Corpo de Bombeiro Militar (DBM-3/5) em parceria com a Prefeitura de São João da Barra, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Ordem Pública – Coordenação de Defesa Civil – e a Prumo Logística. Cem crianças e jovens participarão das atividades, de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h, até 31 de janeiro.
Educação Ambiental, exercícios físicos, recreação, cidadania e noções de perigo no mar, salvamento e primeiros socorros, estão entre atividades que serão desenvolvidas pelos sargentos do Corpo de Bombeiros, Sidney Xavier e Marcos Neves. Os participantes foram divididos por faixa etária: Golfinho, de 7 a 10 anos; Moby Dick, de 11 a 14 anos; e Tubarão, de 15 a 17 anos.
Transporte, uniforme, lanche (biscoito, suco e água), espaço para execução do projeto e quatro salva-vidas são disponibilizados aos participantes. O 1º sargento Xavier informou que o ônibus sairá às 7h30 da rodoviária municipal, na sede do município, e seguirá o percurso pelas ruas Barão de Barcelos, São Benedito, Joaquim Thomaz de Aquino Filho, Dos Passos, BR 356 (sentido Atafona), passando pelas avenidas Carmelita Moraes Nassif, Nossa Senhora da Penha, Felicíssimo Alves e pela avenida Atlântica até o Balneário.
É importante que os pais ou responsáveis fiquem atentos para que o filho não perca a vaga no projeto. “Temos um quadro de reserva, composto por crianças e jovens interessados em participar. Portanto, é preciso ficar atendo, pois três faltas sem justificativa resultarão na perda da vaga, que será preenchida automaticamente”, explicou Xavier.
  • Projeto Botinho em Atafona

    Projeto Botinho em Atafona

  • Projeto Botinho em Atafona

    Projeto Botinho em Atafona

Noções de perigo no mar, salvamento e primeiros socorros ajudarão no trabalho preventivo para que não ocorra afogamento. “Nossa intenção é preparar os participantes para que se tornem orientadores e multiplicadores sobre o melhor local para tomar banho e os riscos que o banhista corre ao entrar no mar”, disse o 1º sargento Marcos Neves.
– Abordaremos assuntos relacionados a correntes marítimas; rosa dos ventos; perigos da vala (corrente de retorno); tábua de maré; fases da lua; ressaca; socorro; grau de afogamento; como sair de uma situação de risco no mar; como acionar corretamente os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil), e 192 (ambulância) – completou Neves. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS