Canal do Vigário passa por ação para abastecer Campelo
17/01/2018 19:55 - Atualizado em 22/01/2018 18:46
Lagoa do Vigário em Guarus
Lagoa do Vigário em Guarus
O Canal do Vigário passa por ação emergencial para desobstrução de dois pontos de 300 metros em seus oito quilômetros de extensão. O procedimento é essencial para o abastecimento da Lagoa do Campelo, que é fonte de trabalho e renda para quase 500 famílias de assentados e pescadores artesanais. A previsão é que o trabalho seja concluído ainda nesta semana, depois de cinco dias de ação com auxílio de escavadeira hidráulica.
A parceria da Coagro (Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro) com a associação de pescadores e de produtores e a Prefeitura de Campos permitiu esta desobstrução do canal que aduz no Rio Paraíba do Sul e deságua na Lagoa do Campelo.
Em 2017, o rio não passou por grandes cheias, dificultando ainda mais a chegada de água até a lagoa. De acordo com o superintendente adjunto de Pesca e Aquicultura, José Armando Barreto, a desobstrução é uma apenas ação emergencial.
— Esta dragagem é essencial para suprir a necessidade de 400 famílias de assentados e 80 famílias de pescadores que trabalham na Lagoa do Campelo e em seu entorno. Na ação, usamos uma escavadeira hidráulica, que está sendo providenciada pela própria associação de pescadores e de produtores do assentamento Zumbi dos Palmares. Para transportá-la até os pontos de intervenção, é necessária uma prancha, que foi fornecida através de articulação da Coagro, tudo autorizada pelo Inea-Rio — explicou.
Além desta atuação emergencial, um cronograma de ações de manutenção preventiva é articulado junto ao Inea (Instituto Estadual do Ambiente) para evitar novas situações de secas no Campelo. A lagoa chegou a se aproximar de falência hídrica em 2014 e 2015. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS