Ministro da Educação inaugura novo prédio do IFF/Centro em Campos
Matheus Berriel 22/01/2018 09:35 - Atualizado em 23/01/2018 15:14
Ministro inaugurou prédio do IFF/Centro
Ministro inaugurou prédio do IFF/Centro / Paulo Pinheiro
Convidado em dezembro do ano passado pelo reitor do campus Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF) Jefferson Manhães, o ministro da Educação, Mendonça Filho, esteve em Campos, nesta segunda-feira (22), para participar da cerimônia de inauguração do Bloco G da unidade de ensino. O evento, realizado entre 10h e 11h30, também contou com presença do diretor do campus, Carlos Alberto Henriques; do prefeito campista, Rafael Diniz; e do presidente da Câmara Municipal, Marcão Gomes. Situado entre as ruas Doutor Siqueira e Barão da Lagoa Dourada, o sétimo prédio do IFF Centro conta com oito andares, compostos por salas e laboratórios.
— É um prédio que dá mais musculatura ao nosso instituto. Temos três andares disponíveis para a formação de professores, com as oito licenciaturas que ofertamos em nosso campus; um outro andar para o curso superior de design gráfico; outro para arquitetura e urbanismo, cursos que ficarão próximos, o que vai potencializar a interação; um andar para pesquisa e pós-graduação, para os cursos de mestrado da nossa instituição; um refeitório, restaurante escola; e a expansão da nossa biblioteca Anton Dakitsch, que vai mais do que duplicar. Tudo isso vai permitir que o nosso campus tenha um novo ordenamento. Vamos poder colocar os cursos com laboratórios ainda mais adequados, aumentando a qualidade de ensino — festejou o reitor do IFF/Centro, que, mais cedo, havia recebido o ministro e sua comitiva no aeroporto Bartolomeu Lisandro, junto de Carlos Alberto Henriques e Rafael Diniz.
  • Ministro inaugurou novo prédio do IFF

    Ministro inaugurou novo prédio do IFF

  • Ministro inaugurou novo prédio do IFF

    Ministro inaugurou novo prédio do IFF

  • Ministro inaugurou novo prédio do IFF

    Ministro inaugurou novo prédio do IFF

  • Ministro inaugurou novo prédio do IFF

    Ministro inaugurou novo prédio do IFF

A obra do Bloco G teve sete anos de duração, com mais de R$ 11 milhões de investimento. O local também será equipado com verba federal. "O Ministério da Educação já nos passou, no final do ano passado, R$ 1 milhão, para que começássemos a equipar. Precisamos de mais e estamos buscando junto ao Ministério da Educação. Algumas turmas já vão começar a ter aula, mas, para que o prédio funcione plenamente, vamos aguardar a chegada de muitos equipamentos que já estão chegando e outros que estão por vir. Espero que, com a vinda do ministro, o Ministério possa avançar ainda mais no investimento dessa importante obra da nossa instituição", comentou Jefferson Manhães.
Em seu discurso, o ministro Mendonça Filho, ex-governador de Pernambuco, destacou a qualidade do campus Centro do IFF, tido como referência a nível nacional. "A educação, no sentido mais amplo, tem uma raiz transformadora. Nenhum país do mundo conseguiu se desenvolver sem que tivesse a educação como fator principal, a alavanca motora dessa grande trilha. No Brasil, eu qualifico a educação técnica como algo muito especial. Aqui em Campos, posso constatar. Eu tinha uma noção que Campos era e é uma cidade grande, representativa e importante, que tem um significado grande para o Rio de Janeiro e o Brasil, mas, sinceramente, me surpreendeu a dimensão do campus aqui instalado. Expressivo no ponto de vista de estrutura técnica, física, e, sobretudo, no ponto de vista de recursos humanos, com um pessoal engajado, os professores e demais profissionais. Para mim, como ministro da Educação, é um motivo de alegria poder participar do ato de entrega de uma obra relevante", afirmou.
  • Ministro da Educação, Mendonça Filho, chega a Campos

    Ministro da Educação, Mendonça Filho, chega a Campos

  • Ministro da Educação em Campos

    Ministro da Educação em Campos

  • Ministro da Educação em Campos

    Ministro da Educação em Campos

  • Reitor do IFF aguarda Ministro da Educação

    Reitor do IFF aguarda Ministro da Educação

A unidade também foi elogiada pelo prefeito Rafael Diniz: "É pela educação que vamos realizar a grande transformação em nosso país que tanto sonhamos. Não há outro caminho que não seja no investimento nas instituições que realmente fazem a transformação, como o IFF faz, não apenas nos alunos que aqui estudam, mas em toda a nossa comunidade. O município de Campos deve muito ao IFF. Enquanto estivermos prefeito, nos colocaremos sempre ao lado do IFF, entendendo que a transformação que sonhamos para a nossa cidade também passa pela parceria com o IFF".
Batizado de edifício Gilberto Paes Rangel, o Bloco G do IFF Centro homenageia o ex-diretor da Escola Técnica Federal, morto em 2013. Na cerimônia, ele foi representado por seu filho, João, e outros familiares. Outra homenagem foi feita na inauguração do Centro de Artes, que recebeu o nome de Anoeli Maciel, renomado maestro campista, falecido em 2005, também com história na instituição.
  • Ministro inaugurou prédio do IFF/Centro

    Ministro inaugurou prédio do IFF/Centro

  • Ministro inaugurou prédio do IFF/Centro

    Ministro inaugurou prédio do IFF/Centro

À Folha, o reitor do campus Centro, Jefferson Manhães, considerou o evento como um avanço simbólico no trabalho coletivo, pouco mais de dois meses após o IFF ter aparecido na mídia com destaque negativo, por conta dos atos de racismo de alunos contra estudantes do Maranhão.
— O que ocorreu no IFF é o que ocorre, infelizmente, no cotidiano das pessoas. A questão é que o IFF enfrenta essas questões pela educação. Nós acreditamos na formação de uma nova juventude, de uma nova geração, mais acolhedora. Um momento como esse vem mostrando que é uma forma correta. A nossa própria comunidade reagiu positivamente. Estamos com uma série de ações que vão se desdobrar ao longo dos próximos anos. Educar é isso: é desafiador a cada momento, são desafios novos a cada geração, mas tenho certeza que estamos no caminho certo — enfatizou.
A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, prestigiou o evento no IFF Centro, bem como representantes da Universidade estadual do Norte Fluminense (Uenf), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS