Segurança reforçada em julgamento de Lula
22/01/2018 22:30 - Atualizado em 23/01/2018 17:14
O julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no processo do triplex, que será realizado na quarta-feira (24) em Porto Alegre, terá um grande esquema de segurança com atiradores de elite, cerca de 150 câmeras e bloqueio aéreo no perímetro de isolamento definido pelas autoridades no entorno do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), na área central da cidade. Manifestantes pró-Lula já estão na cidade e nesta terça o ex-presidente chega a Porto Alegre.
- Amanhã vou a Porto Alegre agradecer a solidariedade do povo que está se manifestando - declarou Lula em encontro com sindicalistas realizado no Instituto Lula, na zona Sul da capital paulista.
No esquema de segurança, câmeras farão o monitoramento em três plataformas de observação elevada. Ao confirmar a presença de atiradores de elite, o secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, disse que prefere chamar os profissionais de “observadores”. Segundo a secretaria, eles não estarão posicionados com armas. Também haverá patrulhamento naval, perto da orla. O perímetro de segurança próximo ao TRF-4 será isolado a partir das 12h de terça-feira (23). Nesta área, foi determinado fechamento do espaço aéreo. Apenas aeronaves das forças de segurança poderão sobrevoar a região.
No perímetro de segurança, só poderão entrar pessoas credenciadas. Todos terão de se identificar. As interdições serão delimitadas com gradil e efetivo de policiais - não foi divulgado o número total.
Alguns órgãos públicos situados na região não terão expediente a partir do meio-dia de terça e na quarta. É o caso da Câmara Municipal, Receita Federal, Justiça Federal e Incra. A medida atende o pedido da SSP. O atendimento será retomado normalmente na quinta-feira (25) pela manhã.
O futuro político do ex-presidente estará nas mãos de três juízes do TRF-4. Eles julgarão se Lula é culpado da acusação de receber propina da empreiteira OAS por meio de um tríplex em Guarujá (SP). (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS