Petrobras prevê recuo no preço da gasolina
22/01/2018 19:13 - Atualizado em 24/01/2018 18:42
Elevação acumula alta de mais de 10%
Elevação acumula alta de mais de 10% / Rodrigo Silveira
A Petrobras anunciou um novo preço para os combustíveis, com queda de 1,40% no valor da gasolina nas refinarias e recuo de 0,20% no preço do diesel. Os novos valores valem a partir desta terça-feira. A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores. No último sábado, houve aumento 0,70% no preço da gasolina nas refinarias e queda de 0,60% no do diesel.
A expectativa agora é que esta redução prevista para esta terça-feira chegue às bombas e ao bolso do consumidor fluminense. Mesmo próximo das maiores refinarias da Petrobras, o Rio de Janeiro está no topo da lista dos Estados que pagam mais caro pela gasolina, atrás apenas do Acre, segundo levantamento feito pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O litro do combustível era vendido na capital fluminense por até R$ 4,998, na semana passada.
Em Campos, de acordo com o levantamento mensal dos combustíveis, realizado desde março pela superintendência do Procon, a média de preço da gasolina no município fechou o último mês a R$ 4,30. No entanto, ainda que abaixo da média do Rio de Janeiro, o valor do combustível apresentou o mesmo percentual de aumento no Estado do Rio, 12%.
Neste mês, a gasolina ainda pode ser encontrada em alguns postos do município com desconto, mas para quem paga à vista e no dinheiro.
O órgão de defesa do consumidor ressalta que, com o aumento do Governo Federal das alíquotas do PIS/Cofins sobre combustíveis, mais da metade do valor pago pelo litro da gasolina no Estado do Rio de Janeiro corresponde a impostos.
Segundo cálculos feitos por especialistas, somados os 15,9% dos impostos federais (PIS, Cofins e Cide), com 35,1% de ICMS, a carga de impostos totais nos preços da gasolina chega a 51%. Antes do aumento, o total da carga tributária na gasolina no Rio, que tem o ICMS mais elevado do país, era de 45,2%. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS