Barcelos celebra São Sebastião
- Atualizado em 20/01/2018 09:32
Por Antunis Clayton e Ricardo Gomes
Uma missa solene, às 19h30, seguida pela procissão, marcará hoje o Dia de São Sebastião em Barcelos. A programação religiosa, aberta no último dia 16, contou também com uma alvorada, nas primeiras horas da manhã de hoje. A devoção a São Sebastião no distrito sanjoanense está completando 70 anos e começou com os funcionários da usina.
Coordenador do Terço dos Homens, Carlos Augusto de Souza Barreto relata que o planejamento da festa se iniciou no ano passado, com ações para angariar fundos, além de reuniões para traçar a programação. “Festejar São Sebastião já faz parte da tradição religiosa de Barcelos. Devoção muito antiga que temos mantida com a participação da comunidade que, além de prestar as homenagens ao santo mártir, a cada ano agradece os favores alcançados no ano anterior”, destaca Carlos Augusto.
Para o padre Francisco de Assis Soares Cravo honrar o santo protetor é algo especial para as famílias cristãs de uma comunidade e em Barcelos não é diferente. “São Sebastião é o padroeiro secundário de Barcelos, intercessor das famílias. Sua celebração é a celebração dos frutos da Ressurreição através do seu testemunho, da sua coragem e da sua fé”, diz.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Antunis Clayton

    [email protected]