Uma Homenagem ao Dr.Renam
Artigo de Guilherme Fonseca Cardoso*

O médico Dr. Renam Catharina Tinoco, com seu espírito empreendedor conseguiu liderar uma revolução na saúde de Itaperuna a partir da gestão do Hospital São José do Avaí.
Médico brilhante e conceituado no Brasil e no Exterior, Dr. Renam sempre foi uma das orgulhosas referências da nossa região em rodas de conversas no Rio ou Brasília.

Foi a partir deste processo de elevação do conceito no atendimento médico e cirúrgico de Itaperuna que a cidade acelerou o seu desenvolvimento. O setor de serviços foi beneficiado com a implantação da UNIG em 1996. Um curso universitário de medicina em qualquer lugar do país traz benefícios importantes e numa cidade do porte de Itaperuna, foi fundamental para o incremento da economia local e a diversificação dos serviços.

O Hospital São José do Avaí, com a sua conceituada reputação e medicina avançada foi um importante e decisivo indicador para que Itaperuna caminhasse rumo a ser tornar também um polo universitário, depois de já ser um polo médico.

O processo de desenvolvimento de Itaperuna a partir da década de 90 passa a beneficiar indiretamente os demais 12 municípios da região. Muitos serviços antes exclusivos ao Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes ou Juiz de Fora - MG passaram a ser oferecidos a uma distância de 50km em média, considerando a distância da maioria das cidades da região Noroeste.
Um empreendimento traz outro e assim a roda da economia gira.
Dr. Renam Tinoco é sem dúvida é um dos mais ilustres médicos brasileiros e será lembrado com admiração e respeito por muitas gerações de estudantes de medicina, colegas médicos, colegas professores universitários, funcionários do Hospital São José do Avaí, pacientes, familiares de pacientes e pela população, ao qual me incluo.

Não tenho formação na área médica e nunca fui paciente do Dr. Renam Tinoco, mas como porciunculense, morador da região, sempre considerei Dr. Renam um dos nossos conterrâneos mais admiráveis, cuja biografia nos surpreende, principalmente pelos frutos da sua dedicação à medicina e seu elevado espírito público.

Aos familiares e funcionários, meus sentimentos.

* Guilherme é arquiteto urbanista

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]