Nível do Paraíba não preocupa
Jéssica Felipe 24/11/2017 21:58 - Atualizado em 25/11/2017 14:18
Com as chuvas que caíram em Campos e região o rio Paraíba do Sul voltou a subir. A situação não causa preocupação, pelo contrário, segundo a equipe da Defesa Civil, a elevação de 4,7m para 5,95m, verificada nesta sexta-feira, é positiva para o cenário hídrico. O major Edison Pessanha, sub-coordenador da Defesa Civil do município, explicou que com esse volume o rio volta a abastecer as calhas dos afluentes, Pomba e Muriaé.
O major Geremias, coordenador do órgão em Campos, fez uma observação.
— Na realidade, após um longo período de estiagem, ainda estamos precisando de chuva em toda a região, desde que ela venha bem distribuída, e não de forma abrupta, para não causar problemas. O rio deve continuar subindo nas próximas horas, mas ainda tem muita ‘caixa’ pra receber água — afirmou, referindo-se à calha do Paraíba.
De acordo ainda com o coordenador, os principais afluentes do Paraíba do Sul na região, que são os rios Muriaé e Pomba, ambos com nascentes em Minas Gerais, continuam sendo monitorados. “Estamos acompanhando de perto, mas esses rios ainda não preocupam. Tanto um quanto o outro subiram pouco nas últimas horas”, acrescentou.
Os principais institutos de meteorologia do país apontam que se continuar chovendo com a mesma intensidade na região, conforme previsto, a precipitação pluviométrica deverá ficar em uma média entre 105mm e 136mm.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS