Empresário da GAP na prisão
Suzy Monteiro 24/11/2017 23:19 - Atualizado em 28/11/2017 15:38
O Ministério Público estadual (MPE) deflagrou na manhã desta sexta-feira a Operação Mercado de Ilusões, para prender empresários suspeitos de integrar uma organização criminosa que teria lesado pelo menos 600 pessoas em quase R$ 17 milhões, por meio de empreendimentos que seriam construídos em Resende, no Sul do RJ. O objetivo da ação foi cumprir mandados de prisão contra o empresário Fernando Trabach Gomes, a mulher dele Mônica Lima Barbosa, o filho Fernando Trabach Gomes Filho e Henrique Itamar Schmidt, entre outros.
Fernando Trabach Gomes é velho conhecido em Campos: O empresário é apontado como responsável por usar uma pessoa fictícia, George Augusto Pereira da Silva, para cometer crimes licitatórios e contra a ordem tributária. O “fantasma” aparecia como proprietário da empresa GAP, que tinha contrato com a Prefeitura de Campos, durante a gestão Rosinha, para locação de ambulância. Ele chegou a ser preso em agosto último.
Em nota, o advogado Márcio Delambert, responsável pela defesa dos empresários Fernando Trabach Gomes e Fernando Trabach Gomes Filho, afirmou: “Verifica-se o uso e abuso das prisões preventivas. Os empresários sequer puderam esclarecer os fatos para as autoridades. Além disso, os fatos ocorreram devido à crise financeira pela qual passa o país. O caso deveria ser resolvido na instância apropriada, a justiça civil”, disse.
Fantasma - Em 2009, no primeiro ano da gestão de Rosinha, a GAP foi contratada para alugar ambulâncias ao município. Desde agosto de 2011, o MPE apontava fraude na licitação que resultou na contratação. Em 2013, a revista Época revelou que George – que chegou a dar uma entrevista por telefone a uma rádio do Rio, era um “fantasma”. Além de prestar serviço à prefeitura, a GAP foi contratada em 2011 pelo gabinete do então deputado federal Anthony Garotinho para locar um carro em Brasília. A despesa foi paga com dinheiro da Câmara. Na mesma época, a empresa chegou a emprestar um carro para Wladimir Garotinho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS