Filme de Tarantino é elogiado por sua proposta inovadora
Jhonattan Reis 24/11/2017 13:54 - Atualizado em 27/11/2017 14:26
Cineclube exibiu filme de Tarantino
Cineclube exibiu filme de Tarantino / Paulo Pinheiro
Cineclube Goitacá exibiu, na noite dessa quarta-feira (22), no edifício Medical Center, em Campos, o longa-metragem “Cães de Aluguel” (Reservoir Dogs, 1992), dirigido por Quentin Tarantino. A obra foi apresentada pelo jornalista e poeta Aluysio Abreu Barbosa, que apontou o filme como um grande cartão de visitas de Tarantino.
— Pensando em “Cães de Aluguel” como o longa que marca a estreia de Tarantino como diretor, ressalto que ele tem a importância que só outro primeiro filme na carreira de um diretor teve para o cinema, que foi ‘Cidadão Kane’ (Citizen Kane, 1941), do Orson Welles. É uma produção fantástica. E considero Tarantino um dos maiores cineastas vivos, junto com caras como o Scorsese, que foi influência dele — disse.
Aluysio contou que o filme foi escolhido porque completou 25 anos de lançamento este ano.
— Foi (o advogado e publicitário Gustavo) Oviedo que me disse que “Cães de Aluguel” estava fazendo um quarto de século de existência. Quando ele falou, tomei um susto, porque é um filme muito atual. Lembrei que da primeira que vi este filme eu fiquei muito impactado. Ele era muito diferente de tudo o que já tinha sido feito.
Cineclube exibiu filme de Tarantino
Cineclube exibiu filme de Tarantino / Paulo Pinheiro
O apresentador da noite também falou soabre a violência empregada na obra de Tarantino.
— Não é algo sem sentido. A cena em que o bandido corta a orelha de um policial, por exemplo, revela quem é o traidor entre os bandidos. Você, assistindo ao filme, pode não perceber isso por estar impactado pela violência na cena. Então, essa violência não é por acaso. Ela cumpre um papel de reforço da narrativa.
No debate pós-sessão, o cineasta e publicitário Felipe Fernandes comentou: “Os filmes de Tarantino são incríveis, mas nas histórias não há nada de novo. O novo é a forma que ele conta, a narrativa. É aí que ele se destaca”.
Em seguida, Aluysio acrescentou: “O que me atrai tanto no Tarantino é que ele é um cinéfilo que virou cineasta e é um cineasta de cinéfilo”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS