Parlamentares participam de evento em defesa da Uenf
24/11/2017 21:53 - Atualizado em 27/11/2017 13:50
A Uenf, em greve há mais de três meses, foi palco do Supera Rio, nesta sexta-feira (24), evento de resistência em defesa da universidade pública. Com a participação de parlamentares, entre eles o deputado Bruno Dauaire (PR), e entidades representativas das lutas das categorias (técnico-administrativos, docentes e estudantes), além de demais membros da comunidade universitária. Paralelo ao Supera Rio, também aconteceu, na Uenf, a Marcha pela Ciência no Brasil, que fortalece a luta da universidade, defende a união entre cientistas e não cientistas, baseada na diversidade.
O Supera Rio Uenf é um espaço para debater e propor soluções políticas com o objetivo de superar a crise na universidade. Segundo representantes, em Campos, do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais no Estado do RJ (Sintuperj) a iniciativa foi resultado de inúmeras tentativas feitas pelas entidades representativas das categorias da Uenf com o Governo do Estado.
O evento seguiu os mesmos moldes de outros já realizados na Uerj e na Uezo, sendo uma iniciativa parlamentar de oito partidos. “O Supera Rio na Uenf debateu a crise e o desmonte da nossa universidade por parte do Governo do Estado”, disse o deputado estadual Bruno Dauaire.
Durante o evento foram apresentadas várias propostas que vão compor uma agenda comum das universidades públicas do Rio, que será apresentada ao governador. Enquanto isso, segue a expectativa de uma reunião com o governador Luiz Fernando Pezão no dia 14 do próximo mês. “Independente de partidos políticos, vamos juntos defender os investimentos na pesquisa brasileira e a educação pública, bem como valorizar a importância da ciência enquanto veículo de promoção e desenvolvimento social da nação”, disse a presidente da Associação dos Docentes da Uenf (Aaduenf), Luciane Silva, que sobre a greve comentou que só haverá nova assembleia para definir os rumos do movimento, quando tiver um calendário definido ou Pezão regularizar os pagamentos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS