Prefeitura de Itaperuna Alerta Sobre Crise de Abastecimento d'Água


A secretária municipal do Ambiente, Jeane Hespanhol Mozer, emitiu hoje Nota Oficial esclarecendo a situação do Rio Muriaé, principal fonte de abastecimento de água do município.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Amigos e amigas Itaperunenses

Estamos atravessando um período de estiagem de sete anos e que intensificou nos últimos quatro anos. Todos os cursos de águas que vem do Estado de Minas Gerais estão muito secos, com isso e outros agravantes locais, a vazão do Rio Muriaé deve estar na ordem de 5 (cinco) m³/s (metros cúbicos por segundo), ou seja, somente para atender o abastecimento público, que já está com déficit de capacidade. Além disso, com essa vazão, as algas que cobrem o leito dos rios, e seus afluentes se multiplicam.

Informamos que estas algas são efeito do acúmulo de carga orgânica nas águas, oriundas dos esgotos domésticos e com a baixa vazão do rio, com águas quase paradas, elas cobrem a superfície do leito do rio e diminuem a oxigenação e o fluxo natural de suas águas, como se fosse uma morte lenta.

Seria possível retirá-las, porém, com o baixo fluxo das águas do rio, elas provavelmente não irão descer, não sairão do lugar. E se for retirar e jogar em outro lugar, mais complicado ainda. São matéria orgânica e contaminada e de difícil descarte. Infelizmente a solução é esperar pelas chuvas.

A situação é crítica e depende de chuva, e o Excelentíssimo Senhor Prefeito Doutor Marcus Vinícius, já está tomando as devidas providências dentro das necessidades emergenciais e pede para que a população evite o desperdício, diante da seca que assola a nossa região.
Atenciosamente

Jeane Hespanhol Mozer
Secretária Municipal do Ambiente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]