Juiz Eron Simas absolve Levino na Chequinho
23/08/2017 11:55 - Atualizado em 01/09/2017 13:34
Ponto Final
Ponto Final / Ilustração
O primeiro
O juiz Eron Simas proferiu, esta semana, a primeira sentença do “escandaloso esquema” da troca de Cheque Cidadão por votos que não condenou o acusado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Ele extinguiu o processo de Wellington de Souza Levino, considerando que “embora a coluna 39 da (...) planilha contenha a identificação de um candidato ‘Wellington’, correlacionado ao código ‘W’, a prova que foi reunida não permite concluir, com segurança, que esse ‘Wellington’ seja realmente o investigado”.
Outros
Como ponderou o juiz Eron Simas, o nome de urna de Wellington Levino era “CMT Levino”. Além disso, havia dois outros candidatos com esse mesmo prenome — um deles da mesma coligação do investigado — e inclusive concorreram utilizando-o como nome de urna. “Neste cenário de dúvida, decorrente da carência de provas concretas da participação e/ou benefício obtido pelo investigado com esse fraudulento esquema de compra de votos envolvendo o Cheque Cidadão, a improcedência do pedido exsurge como medida imperativa”.
Condenados
Já Jorge Eduardo de Castro Neves, o “Duda, a renovação” (PR), teve o mesmo destino dos demais, exceto Levino: foi condenado a oito anos de inelegibilidade, a contar de 2016, e à anulação dos votos obtidos pela participação no “escandaloso esquema”. Assim como Vera Bensi (PR) e Rodolfo Pescador (SD). Na esfera cível-eleitoral, o caso Chequinho está na reta final. Pelo menos em primeira instância. Todas as ações julgadas em Campos passarão, também, pelos tribunais Regional e Superior Eleitoral. O resultado de duas já se sabe: com a confirmação no Rio da condenação pelo juízo de Campos, Vinicius Madureira e Jorge Magal tiveram que deixar a Câmara dos Vereadores. Somente voltarão com aval de Brasília.
Seco
A cada dia que passa é possível ver um novo banco de areia que se forma no rio Paraíba do Sul, devido ao seu baixo nível. A situação é tão preocupante, que neste ano já foram registradas as menores medidas da história. Ainda não há nenhum alerta oficial para algum tipo de racionamento em Campos, mas como a água é um recurso natural finito de extrema preciosidade todo cuidado é necessário, principalmente dentro de casa.
Inovação
Nos últimos anos, as startups têm demonstrado grande influência no mercado financeiro. Visto como um empreendimento de crescimento rápido, as startups já contam com adeptos em Campos e um evento é programado para atrair mais interessados no assunto. Uma inovação que pretende ser uma alternativa para tornar o município menos dependente dos royalties do petróleo. O Startup Weekend Campos está previsto para acontecer entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro e tem apoio da Prefeitura de Campos.
Diálogo
O prefeito de Campos, Rafael Diniz (PPS), recebeu ontem o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Sidney Luiz de Matos Mello; o vice-reitor, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega; o diretor da UFF Campos, Roberto Rosendo, e representações estudantis da universidade. O grupo debateu possíveis parcerias, além de abordar questões sobre passe livre para os estudantes, restaurante popular, estabelecimento de um galpão cultural e um programa de estágio intensivo para os alunos da instituição federal.
Entusiasmo
O reitor da UFF, Sidney Luiz de Matos Mello, demonstrou sua expectativa em relação à parceria com a Prefeitura de Campos ao dizer que, particularmente, é um incentivador do convênio por ser campista e ter vínculos familiares no município. Segundo Rafael Diniz, as questões tratadas serão estabelecidas por meio de uma modalidade de convênio chamado de “guarda-chuva”.
BR 101 no Twitter
Os motoristas que trafegam pela BR 101 RJ/Norte podem, a partir de agora, acompanhar as condições de tráfego no Twitter. No perfil @Arteris_AFL, a Autopista Fluminense divulga boletins de trânsito e informes especiais em casos de acidentes ou ocorrências relevantes. Além disso, os seguidores da rede social podem interagir com a concessionária.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS