Previsão de ressaca e Defesa Civil em alerta
21/08/2017 18:28 - Atualizado em 23/08/2017 15:47
A Defesa Civil de São João da Barra alerta para a possibilidade de ressaca no município até quarta-feira (23), em virtude da frente fria que chegou ao município. As ondas poderão atingir quatro metros de altura e a orientação aos pescadores é que permaneçam atracados em terra e, os que estiverem no mar, que regressem.
O coordenador de Defesa Civil de São João da Barra, Adriano Assis, informou que prossegue o monitoramento na costa, principalmente na região de Atafona por conta do avanço do mar. “Qualquer emergência entrar em contato pelos telefones 199 ou (22) 2741-8370. No caso dos pescadores no mar, canal marítimo 71. Estamos em alerta e preparados para quaisquer eventualidades”, comentou.
A frente fria chegou ao município, ainda de acordo com o coordenador, com rajadas de ventos que atingiram 70 km/hora e chuvas de moderadas a fortes. Apesar disso, nenhum transtorno foi contabilizado ontem.
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a temperatura máxima hoje em São João da Barra chega a 23ºC e a mínima é de 18ºC. O vento pode atingir 16 km/h e a probabilidade de chuva é de 5%. Já para amanhã, a previsão é de sol entre poucas nuvens com temperatura máxima em 23ºC e mínima de 17ºC. O vento pode atingir 10 km/h e a probabilidade de chuva é de 5%.
Para amenizar a situação de Atafona, a Prefeitura segue concentrada na viabilização do Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para a licença que viabilizará a intervenção na praia de Atafona visando a contenção do avanço do mar.
A minuta da Instrução Técnica, emitida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) na semana passada, está em análise pela equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e ficará disponível por 10 dias úteis no site do Inea para sugestão e crítica. Qualquer cidadão pode acessar e fazer sua contribuição. Finalizada esta etapa, o Inea apresentará a Instrução Técnica definitiva e a Prefeitura enviará a referida Instrução à Procuradoria-Geral do Município para os trâmites jurídicos e encaminhamento ao Setor de Licitação para contratação de empresa capacitada tecnicamente para realização do EIA/Rima. (A.N.) (M.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS